Secretaria de Trânsito encerra ações da Campanha Maio Amarelo com mais de 112 mil pessoas impactadas em Guarapuava

Ao longo do mês, a Campanha Maio Amarelo teve como objetivo diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida nas vias, levando ações educativas para a população. Nesta quarta-feira (29 de maio), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN), realizou a última iniciativa do Maio Amarelo. A blitz educativa na Avenida Sebastião de Camargo Ribas atingiu mais de 300 motoristas e marcou o fim da campanha.

“O principal objetivo da campanha é chamar a atenção de toda a sociedade para as lesões e morte que ocorrem no trânsito. Durante todo o mês, nós estivemos juntos para criar um ambiente de paz e atingimos mais de 100 mil pessoas. Todas as ações que foram realizadas em escolas, empresas, nas ruas ou em redes sociais tiveram o objetivo de garantir que toda a população, seja motoristas, ciclistas, pedestres, tenham segurança ao circular pela nossa cidade”, sublinhou o Secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto José Ribeiro de Campos.

A Campanha Maio Amarelo começou em maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. No Brasil, a iniciativa chegou à sua 11ª edição, neste ano, com o tema “Paz no Trânsito começa por você”. O movimento multissetorial foi estruturado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre respeito e segurança, chamando a atenção para o alto número de mortes e feridos no trânsito.

Em Guarapuava, neste ano, a Campanha Maio Amarelo foi lançada na Festa do Dia do Trabalhador. Durante todo o mês, a Secretaria de Trânsito e Transporte realizou 17 ações em unidades escolares públicas e particulares, quatro blitze educativas em vias públicas, três palestras em instituições privadas, participação em eventos, roda de conversa para mulheres e campanha nas redes sociais. Além disso, entre os dias 17 e 29, os usuários do aplicativo EstaR Digital receberam informações sobre a campanha no e-mail.

LEIA TAMBÉM  Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas com ações negociadas na Bolsa

A Campanha Maio Amarelo atingiu mais de 112 mil estudantes, motoristas, motociclistas, ciclistas e a população em geral. Ao longo do mês, 29 ações foram executadas em diversos pontos da cidade.

“A conscientização dos motoristas trabalha para que eles respeitem mais as regras de trânsito, limite de velocidade, não usar o celular enquanto dirigem, não ingerir bebida alcoólica, usar cinto de segurança, pôr as crianças com menos de dez anos e um metro e quarenta e cinco sempre no banco de trás e na cadeirinha. No caso de uma colisão, isso evita lesões graves e até mesmo um óbito. Há uma preocupação de andar no limite da velocidade e todos esses cuidados, estamos pedindo para que os motoristas respeitem as leis para que a gente possa ter um trânsito mais humanizado e mais seguro”, complementou Adalberto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. No Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito aumentou 2,3%, totalizando 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres em 2023, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As mortes em motocicletas dobraram na última década, representando 30% dos casos fatais registrados no último ano.

Pensando nisso, funcionários da SETRAN, agentes do EstaR (Estacionamento Regulamentado), Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e policiais militares estiveram reunidos na Avenida Sebastião de Camargo Ribas para promover a última blitz educativa da Campanha Maio Amarelo. Os profissionais realizaram a entrega de folhetos e abordaram motoristas que infringiram regras de trânsito, alertando os perigos de acidentes e conscientizando sobre respeito e segurança ao circular em via pública.

LEIA TAMBÉM  Magazine Luiza Surpreende em Q1 2024, mas Ações Caem; Por quê? Entenda

A educadora responsável pela campanha, Luciane Fernandes Martins, ressaltou que a última ação visou atingir o maior número de pessoas. “Nós estamos buscando abordar os motoristas, tanto pedestres quanto motociclistas também, para que todos se conscientizem. Sempre lembrando que não é só no mês de maio que nós temos que nos conscientizar e proteger a vida. São todos os dias, todos os meses do ano. Não podemos nos esquecer de que devemos fazer o correto independentemente de alguém estar vendo ou não. Temos que fazer o certo mesmo que não tenha ninguém vendo, afinal a paz no trânsito começa por você”, destacou Luciane.

No fim da tarde, mais de 300 pessoas participaram da blitz. A antiga funcionária do EstaR, Emiozita Moura da Silva, destacou a importância da iniciativa. “É muito importante que nós tenhamos cuidado no trânsito. Para termos uma vida de segurança, precisamos dirigir com atenção, nunca ter pressa, sempre observar tudo com calma,  usar o cinto de segurança, cuidar das crianças que estão conosco, para que não ocorra acidente. Não só nesse mês de maio, durante a campanha, mas precisamos nos cuidar e cuidar dos outros ao longo do ano todo, seja como motorista ou pedestre”, finalizou Emiozita.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=234597176656090&version=v2.0”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.9&appId=234597176656090”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp