Pesquisa mostra como pequenos negócios alagoanos utilizam meios digitais

O crescimento do comércio eletrônico possibilitou o surgimento de novas alternativas para os micro e pequenos empreendedores impulsionarem seus negócios, tendo em vista a praticidade das vendas on-line. Saber usar estratégias de marketing digital e de coleta de dados nas mídias sociais, tornou-se um diferencial das marcas para conquistar novos clientes. Considerando esse cenário, um levantamento feito pelo Sebrae, apontou dados relevantes sobre como os pequenos negócios alagoanos vêm sendo inseridos no meio digital.

“A pesquisa nos fornece a base necessária para aprimorar nossos produtos e soluções, visando satisfazer os clientes que estão inseridos no mundo digital. O Sebrae Alagoas já iniciou essa jornada e os dados de atendimentos realizados através de canais digitais comprovam isso.”, afirmou a analista Geanne Silva.

O estudo revelou que a maioria das empresas tem um perfil ou página no Instagram, totalizando 64,4% dos entrevistados. O levantamento indica ainda que aproximadamente 37,4% dos empresários usam propagandas pagas nas plataformas digitais e redes sociais.

“A popularidade do Instagram sugere que as redes sociais podem ser uma área de foco para empresas que buscam expandir sua presença on-line”, destaca Geanne. Além disso, quase metade dos empresários entrevistados (49,5%) usa a ferramenta “WhatsApp for Business”. No entanto, apenas 16,6% acessam o “Google Meu Negócio” e apenas 9,7% praticam automação de processos.

“Os dados sugerem que, embora haja uma tendência positiva na adoção de tecnologia e uma disposição para o aprendizado on-line, ainda há oportunidades significativas para aumentar a conscientização e a adoção de ferramentas específicas, como software de gestão, CRM, Google Meu Negócio, automação de processos e marketing digital”, completa a analista do Sebrae Alagoas.

Quando questionados sobre cursos on-line, 47,9% afirmaram já ter feito uso desse tipo de capacitação; 34,4% já fizeram um curso do Sebrae pela internet, e a grande maioria, mais especificamente 93,3%, considerou útil para sua formação profissional.

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O público-alvo da pesquisa são empreendedores MEI, ME e EPP. Foram analisados os setores: Comércio, Construção e Serviços.

“Quanto mais nos apropriarmos de dados primários, conseguiremos fazer novos produtos e criar novas estratégias. Entendendo que o nosso público também é digital, vamos nos comunicar de uma forma mais assertiva e conseguir direcionar melhor nossos conteúdos”, conclui Geanne Silva.

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