IA em Marketing Digital: Tendências e Melhores Práticas para 2024

A IA já passou do ponto de ser uma tecnologia nova ou emergente, especialmente no mundo do marketing digital. Uma pesquisa global de 2022 descobriu que quase 90% dos profissionais de marketing em 35 países diferentes estão usando IA de alguma forma em suas estratégias de marketing digital.

Com tantas ferramentas gratuitas e de baixo custo disponíveis, substituir ou complementar os fluxos de trabalho de marketing humano por IA é a maneira número 1 de (a) tornar-se mais eficiente e (b) compreender melhor seu público e como alcançá-lo.

Tendências: IA em Marketing Digital

Este artigo explora três tendências interessantes e práticas recomendadas para implementar IA em sua organização.

1. Gerando IA

Obrigado ChatGPT, Gerador de IA pode ser o tópico mais quente em marketing. A IA generativa envolve o uso de IA para criar conteúdo a partir de dados e entradas existentes. Exemplos de ferramentas de marketing GenAI incluem:

  • Ferramentas de criação de conteúdo que usam IA para escrever postagens em blogs, descrições de produtos e outros materiais escritos
  • Software que gera imagens e vídeos para branding em vídeos explicativos, postagens em mídias sociais e gráficos de blogs
  • Chatbots que conversam com clientes via SMS, e-mail ou aplicativo de mídia social

quanto três quartos dos profissionais de marketing de hoje estão usando IA generativa de alguma forma, seja para melhorar seu processo de criação de conteúdo ou como ferramenta de geração de leads.

2. Personalização

A IA aprimora a personalização no marketing, aproveitando conteúdo e dados em tempo real para criar experiências personalizadas e baseadas em dados para cada cliente-alvo. Em todo o canal, as empresas podem usar IA para criar mensagens personalizadas, postagens em mídias sociais, pop-ups de sites e até ofertas inteiras com base no que o cliente está navegando ou já comprou.

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Com a IA, os profissionais de marketing também podem analisar grandes quantidades de dados sobre o comportamento do cliente. Eles podem usar essas informações para desenvolver produtos melhores, melhorar seu direcionamento e mensagens para campanhas futuras e atender às necessidades em constante mudança dos clientes.

3. Otimização da pesquisa por voz

A pesquisa por voz cresceu como uma forma de os consumidores encontrarem informações rapidamente e fazerem compras através de seus dispositivos móveis. Otimizar o conteúdo para pesquisa por voz é 100% essencial para empresas que desejam ser relevantes e acessíveis.

A IA desempenha um papel importante na otimização do conteúdo para pesquisa por voz. As empresas podem usá-lo para analisar padrões de fala processamento de linguagem natural (PNL) para entender a maneira como as pessoas falam e as frases específicas que usam durante as pesquisas de voz. Com essas informações, você pode criar conteúdo com tom e estrutura mais coloquial, ao mesmo tempo que incorpora palavras que facilitam a compreensão dos assistentes de voz.

Melhores práticas para usar IA em marketing digital

A maneira como você implementa IA em seu fluxo de trabalho determinará se você criará um ótimo conteúdo de marketing que converte os clientes ou um conteúdo medíocre que os afasta.

  • Não substitua humanos por IA: Embora seu baixo custo torne tentador confiar na IA para seus esforços de marketing (especialmente marketing de conteúdo), a IA não tem a capacidade de se comunicar com seu público-alvo. Sua USP, marca e voz vêm de seus escritores e designers humanos.
  • Usando IA para automatizar tarefas de marketing: Por exemplo, CharGPT não é ótimo para escrever conteúdo de marketing, mas é capaz de pesquisar na web. Use-o para reduzir o tempo de pesquisa para horas (ou dias).
  • Contrate especialistas do setor: Terceirizar seus esforços de marketing para uma equipe que conhece os meandros da IA ​​pode ajudá-lo a implementar a tecnologia da maneira que melhor se adapta aos seus objetivos de negócios e público-alvo. Certifique-se de que eles tenham experiência prática em sua área (por exemplo, um agência de marketing cooperativa de crédito para cooperativas de crédito).
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A IA no marketing digital não é mais algo para se especular em um futuro distante. Isto é fundamental para qualquer empresa que queira competir em 2024 em qualidade, direcionamento e eficiência. Ao manter-se atualizado sobre as últimas tendências e práticas recomendadas, você pode integrar efetivamente a IA ao seu fluxo de trabalho de marketing e obter resultados significativos.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

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