Você percebeu a evolução nas imagens de marketing ao longo dos últimos anos? Anteriormente, eram utilizados materiais impressos e várias ferramentas analíticas. No entanto, atualmente, a tecnologia está na vanguarda da área. Ela contribui para a automação de tarefas, melhorando as interações com os clientes e analisando grandes conjuntos de dados.
Como isso afetará o trabalho dos profissionais de marketing em 2024? Vamos analisar detalhadamente. Este artigo destaca as tendências mais relevantes em marketing para este ano.
Tendências futuras do marketing digital
As tendências do marketing digital estão evoluindo a cada ano que passa. Isto acontece devido à incorporação contínua de novas tecnologias nesse campo, como inteligência artificial, aprendizagem automática e análise preditiva. No entanto, o escopo do marketing digital manterá sua essência não futuromesmo que as abordagens para analisar públicos-alvo e desenvolver estratégias promocionais evoluam.
FAQ: como será o marketing no futuro?
As tecnologias têm um impacto notável no campo do marketing, permitindo que as empresas criem perfis sofisticados de público-alvo com base em extensos conjuntos de dados e personalizem as mensagens para os usuários. Segundo a Forbes, prevê-se que até 2024, a indústria passe por transformações significativas, incluindo a implementação generalizada de interações baseadas em IA, realidade aumentada, o crescimento do marketing ético, a expansão da hiperpersonalização e o domínio de conteúdos curtos.
Nº1 – Interações baseadas em IA
O futuro da IA no marketing digital é promissor, pois esta tecnologia tem a capacidade de simplificar significativamente as tarefas promocionais. Atualmente, a inteligência artificial pode criar conteúdo adaptado a diversos estilos de escrita, ajudar a gerar novas ideias e auxiliar na organização de dados.
Conforme afirmado por Laura Ramos, vice-presidente e analista da Forrester, a IA generativa deverá influenciar um em cada cinco lançamentos de novos produtos B2B. Espera-se que a ágil classificação de dados, tanto estruturados quanto não estruturados, pela Gen AI revele habilidades únicas e não óbvias, incluindo essas características em 20% dos produtos lançados no mercado.
Nº2 – Pesquisa por voz
Segundo a Reuters, espera-se que o número de dispositivos com assistente de voz dobre sua quantidade no mundo, alcançando 8,4 bilhões de unidades até 2024. Isso terá um impacto significativo no marketing, principalmente na área de SEO.
Se no passado os usuários inseriam palavras-chave da maneira convencional, 2024 está trazendo uma mudança. Com o surgimento da pesquisa por voz, as consultas estão adquirindo uma abordagem mais natural. Por exemplo, em vez de usar a expressão “Compre aspirador de pó”, os usuários em breve poderão perguntar: “Onde posso comprar um aspirador de pó?”. Para as empresas, isso significa que, em 2024, é essencial aprimorar a expansão de palavras-chave personalizadas e fortalecer o núcleo semântico de seus sites.
FAQ: qual a previsão para o futuro do marketing no e-commerce?
Para 2024, prevê-se que uma das principais transformações no e-commerce seja a Realidade Aumentada (RA). Essa tecnologia pode auxiliar os varejistas a superar as barreiras entre as compras on-line e físicas. A RA traz a visualização de produtos on-line para o mundo real, e grandes marcas já estão adotando esta tendência. Por exemplo, a IKEA criou o aplicativo Place, que possibilita aos seus clientes visualizarem se um determinado item se encaixa no design de suas casas. Do ponto de vista de marketing, isso pode resultar em um aumento substancial nas vendas, oferecendo uma experiência excepcional ao cliente.
Nº3 – Hiperpersonalização
Apesar da tendência de personalização no marketing já existir por algum tempo, ela ganhará ainda mais impulso em 2024. Isso ocorre porque os consumidores de hoje são atraídos por marcas que oferecem uma experiência única.
Através da ajuda de análises preditivas e inteligência artificial, os profissionais do setor conseguem reunir e analisar dados de usuários de diversas fontes. Esta abordagem possibilita uma compreensão abrangente dos clientes, facilitando a entrega de conteúdo personalizado e valioso. Conforme ressaltado por 40% dos entrevistados, a hiperpersonalização surge como uma das principais estratégias de IA para empresas.
Nº4 – A ascensão do comércio social
A Associação de Anunciantes Nacionais prevê um crescimento no comércio social em 2024, indicando uma promoção de produtos e serviços por meio de plataformas sociais. Além disso, de acordo com a projeção do Oberlo, é esperado um crescimento de 30,8% neste setor, alcançando cerca de 1,6 trilhão de dólares.
Em 2024, um número maior de consumidores utilizará plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn para explorar os produtos oferecidos pelos vendedores. Para se prepararem, as marcas precisam adaptar seus perfis e investir na criação de conteúdo que estimule os usuários a realizar compras.
FAQ: como o marketing irá mudar nos próximos dez anos?
Ó futuro da IA sem marketing irá se transformar radicalmente o cenário nos próximos dez anos. Isso possibilitará que os especialistas da indústria foquem em tarefas estratégicas em vez de atividades rotineiras. Segundo o Marketing AI Institute, nos próximos dez anos, os profissionais de marketing podem esperar que suas responsabilidades envolvam a criação de mensagens altamente personalizadas, a supervisão de estruturas de equipe, a análise abrangente de dados e a implementação de práticas de otimização de marca.
O futuro da mídia social no marketing
As redes sociais têm sido e continuam sendo um canal fundamental para estratégias de marketing, especialmente para pequenas empresas. Ao contrário de outras plataformas, elas já possuem um amplo público e promovem o desenvolvimento de comunidades sólidas.
Em 2024, as seguintes tendências irão dominar as mídias sociais:
- Transformação em mercados completos. Isso significa que cada vez mais as pessoas farão compras pelas redes sociais, evitando os sites.
- Aumento no número de vídeos curtos. Esses formatos são mais envolventes, tornando-os mais propensos a atrair a atenção do usuário.
- Surgimento de conteúdo interativo. Para realizar uma compra, os consumidores tendem a buscar conhecer mais sobre determinada marca. Isso significa que as empresas precisam não apenas divulgar conteúdo, mas também envolver ativamente os usuários.
- Construção de comunidade por meio de conteúdo gerado pelo usuário. Os usuários não confiam mais na publicidade direta e agressiva. Para inspirá-los genuinamente a realizar uma compra, as marcas estão cada vez mais focadas em conteúdo gerado pelo usuário que se integre de forma natural.
FAQ: qual o futuro do marketing em 2030?
O Think with Google sugere que 2030 marcará uma era em que o marketing combinará criatividade, tecnologia e dados de maneira harmoniosa. Isso significa que os profissionais da indústria dependerão mais da inteligência artificial e dos dados em larga escala. Mas, a chave para impulsionar os negócios ainda estará nas mãos das pessoas, pois são elas que ditam as regras para as soluções tecnológicas.
Conclusão
As inovações na inteligência artificial e na análise de big data estão simplificando um dos desafios mais complexos do marketing: antecipar as preferências do consumidor e criar mensagens de marca impactantes. O ano de 2024 promete ser marcado por avanços significativos nas estratégias de marketing, proporcionando uma abordagem mais eficaz e alinhada com as expectativas do público-alvo.
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.