Aceleração digital vai impulsionar 1.400 empreendedores de favelas – Jornal Dia Dia

Mercado empreendedor nas favelas já movimenta mais de R$202 bilhões por ano no país

São Paulo, 05 de julho de 2024 – A ONG A Liga Digital, que já formou mais de oito mil pessoas em cursos gratuitos de e-commerce, marketing digital e programação nas favelas, acaba de anunciar o lançamento, em conjunto com a CMS Invest – um dos maiores escritórios de assessoria de investimentos da XP, do seu programa de aceleração de empreendedores.

O programa irá alcançar mais de 1.400 empreendedores de comunidades de todo Brasil nos próximos 12 meses.

Dados revelados pela pesquisa IBGE 2024 e pelo Data Favela reforçam a potência em plena expansão do mercado empreendedor nas favelas, que já movimenta mais de R$202 bilhões por ano no país.

Enquanto a maioria dos moradores (56%) afirmam ser empreendedores, a Internet é o caminho para acelerar esse crescimento e expandir horizontes de negócios.

Programa de aceleração digital

Composta por 4 etapas, a aceleração acontece presencialmente e a primeira turma já tem período letivo determinado, de 10 de julho a 30 de agosto, em Heliópolis SP.

As aulas são ministradas por profissionais de grandes empresas com mais de 15 anos de experiência.

Os empreendedores são ensinados a iniciar no e-commerce, criando gratuitamente suas lojas virtuais e as conectando ao marketplace da ONG, redes sociais e demais marketplaces, como Mercado Livre e Amazon.

“É o momento de avançar com tecnologias disruptivas no ciclo de negócio, As novas tecnologias permitirão às empresas um novo futuro, sem medo, sem barreiras.” afirma André Santos, embaixador do Mercado Livre.

Acelerando negócios das favelas, ESG na prática

Na primeira fase do programa, os empreendedores estruturam seu negócio com a regularização jurídica e fiscal e criam sua primeira loja online já conectada aos marketplaces.

LEIA TAMBÉM  A Nova Força do Marketing? Panfletagem Digital Crescendo Rapidamente

Na etapa 2, de aceleração, eles são ensinados a impulsionar as vendas online . Na etapa 3, acontece a mentoria individual, quando os empreendedores são assessorados em reuniões “1 a 1” (individuais), por profissionais de grandes empresas, como Vtex, E-commerce Brasil, Warner Bros, Santander, entre outras.

Além disso, na chamada etapa Bônus, os 30 empreendedores mais engajados no programa irão participar, com convite gratuito, de uma jornada de conhecimento e networking no Fórum E-Commerce Brasil, o maior evento de e-commerce do mundo.

“Para a CMS, é um privilégio apoiar A Liga Digital nesta iniciativa que efetivamente transforma vidas, por meio do conhecimento e da educação de qualidade. Acreditamos que a capacitação dos empreendedores, com habilidades técnicas sólidas, promove inclusão econômica, construindo assim um futuro mais sustentável e equitativo”, afirma Tamara Martins, sócia da CMS Invest.

“É um prazer imenso apoiar e contribuir com uma iniciativa tão ímpar, que tem o poder de acelerar digitalmente tantos empreendedores gerando renda, novas oportunidades e novas perspectivas. A Liga Digital tem sido um exemplo de mudança de vidas e futuro de milhares de pessoas e estamos muito felizes por receber alguns microempreendedores em nosso maior evento, o Fórum E-Commerce Brasil 2024, para ajudá-los em uma jornada de muito conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, afirma Samuel Gonsales, CCO do E-Commerce Brasil.

Em agosto os participantes apresentarão seus negócios digitais na formatura do programa, no CEU Meninos em Heliópolis, para uma plateia que incluirá os professores voluntários super-heróis da Liga Digital, embaixadores e investidores em potencial.

“Vamos apoiar os empreendedores para que saibam lidar bem como os direitos dos consumidores, e prevenir quanto aos riscos contratuais e empresariais” afirma André Iizuka, diretor da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico – ABCOMM e fundador da Iizuka e Crivellaro | Direito e Inovação.

LEIA TAMBÉM  Desmistificando o marketing para pequenos negócios do turismo

Impulsionando trajetórias

O programa é uma excelente oportunidade para impulsionar os microempreendedores e fortalecer economias locais, uma vez que a capacitação técnica é fundamental para um futuro mais sustentável.

“Compartilhamos o propósito de transformar vidas. Esta não é apenas uma parceria estratégica, mas um encontro de valores e missões. Juntos, temos o potencial de criar um impacto profundo e transformador”, Cecília Vick, sócia e Assessora de Investimentos CMS Invest.

Crédito: Divulgação/ A Liga Digital/ CMS Invest

Da esq. p/ dir: Flávia Gomes de Assis, Denize Bernardino e Roseli Augusto, do CEU Meninos em Heliópolis, Helenice Moura, d’ A Liga Digital e as empreendedoras Ivani Arruda e Nancy Aparecida Rodriguês da Silva.

Sobre A Liga Digital – Criada em 2020, a ONG já formou mais de oito mil jovens de todo Brasil.

A Liga Digital reúne mais de 100 professores (chamados de super-herois) e mais de 30 Embaixadores – especialistas reconhecidos com mais de 20 anos de experiência no mercado digital que preparam gratuitamente pessoas de favelas para trabalhar e empreender no mercado digital.

Mais informações podem ser encontradas em www.aligadigital.com.

Sobre a CMS Invest – Pioneira no modelo de assessoria de investimentos que transformou a forma de o brasileiro investir.

Desde 2008 no mercado, como primeiro escritório independente de assessoria de investimentos da XP, a empresa se destaca como um dos principais escritórios de assessoria financeira, integrando a lista dos Top 30 da XP, entre os 30 melhores escritórios do Brasil.

Mais informações podem ser acessadas em https://cmsinvest.com.br/.

Informações à imprensa: Informações à Imprensa (A Liga Digital):Agência Comunicado Regina Brito/ Vilma Nogueira/ Cecilia Loreto MackTel./ WhatsApp: (11) 96152-2186/ (11) 99914-7831/ (21) 97218-7392 [email protected]@[email protected]

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp