Na era do marketing digital, o funil de vendas é posto em xeque

Silvio Meira e rosário Pompéia: marketing tem que olhar para o futuro/Foto: Movimento Econômico

Criado em 1898 pelo publicitário norte-americano Elias St. Elmo Lewis, o funil de vendas vem orientando os negócios de marketing ao longo dos anos, considerando as etapas que o cliente percorria – desde o momento em que o produto chamava sua atenção até a compra.

Mas, numa era na qual o físico se mistura ao digital, a publicidade tomou outro rumo. E nestes tempos desafiados pela internet, chegou a hora de o marketing se reinventar. Essa é a tese que fundamenta o livro Marketing do Futuro: Um Método para Resolver Desafios em Mercados de Plataformas.

A publicação é de autoria Rosário Pompeia, jornalista e professora coordenadora do MBA de Digital Strategy na Católica Business School, da Universidade Católica de Pernambuco, e de Sílvio Meira, professor, cientista e empreendedor com atuação na área de engenharia de software e inovação, e será lançada nesta terça-feira (18).

“A base da teoria do marketing, surgida durante a revolução industrial, não está mais localizada no tempo em que os negócios se encontram. Ela se deslocou da realidade. O mundo está indo para plataformas digitais e o marketing continua na era industrial”, analisa Rosário Pompéia.

Sílvio Meira entende que o reordenamento da economia com base em plataformas tirou do “centro do universo” os tradicionais meios de comunicação – rádio, jornal, TV e telefonia – jogando as empresas de telecomunicações para a periferia do negócio.

“Mas demoramos a entender que internet não é uma rede de comunicação”, diz Silvo, acrescentando que antes de lançar smartphones, as empresas lançaram plataformas – a Apple lançou o IOS e o Google, o Android.

Repensando o marketing

O professor sustenta que a transformação digital com base em plataformas está impondo um novo modo de pensar a estratégia e o processo de execução do marketing. E propõe, junto com Rosário, uma metodologia para adequá-lo à nova fase, dando-lhe protagonismo nas corporações. “O marketing tem que ser deslocado para o centro do negócio, ganhar hierarquia”, sustenta Rosário.

LEIA TAMBÉM  Transformação digital na saúde: Como o Marketing Digital está revolucionando a divulgação de médicos

O livro que chega ao mercado traz a metodologia AEIOU (Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação) como caminho para a readequação do marketing aos novos tempos.

Ao mergulhar nestas etapas, o profissional vai trilhando um caminho que vai além da visibilidade e dos cliques. Ele aprende sobre um marketing que usa efeitos de rede, que estimula a formação de comunidades, que molda as novas dinâmicas de mercado. “O futuro acontece em rede” diz Silvio Meira.

O livro tem prefácio assinado por executivos renomados no mercado como Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, e José Salibi,  co-fundador da HSM,  empresa líder em educação executiva.

É endossado ainda pelo norte-americano Philip Kotler, escritor e professor que levou o marketing a áreas estratégicas do mercado.

O lançamento será na Livraria Jaqueira, do Recife Antigo, às 18h, com debate sobre o assunto . As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/livromdfrecife

Leia também:

Origem paralisa polo de gás em AL para atender normas de segurança da ANP

Estação lunar no sertão potiguar aplica ciência em desafios nordestinos

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp