Mitos e verdades sobre a eficácia do marketing digital

Esclarecer o que procede ou não nessa área ajuda a alinhar expectativas e desenvolver um projeto bem-sucedido.

O índice de acesso à internet no país chegou a 84% em 2023, segundo dados divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Com a sociedade cada vez mais conectada, houve também o maior uso das estratégias de marketing digital pelas empresas.

De acordo com a Pesquisa Maturidade Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das organizações no país escolheram o marketing digital como ação de crescimento. A área tem como objetivo promover uma marca no ambiente on-line, utilizando diferentes estratégias, como gestão de blogs, redes sociais, entre outras.

Apesar da maior adesão por parte das empresas, a eficácia do marketing digital ainda pode causar dúvidas. Os questionamentos sobre o assunto ajudam a criar mitos e teorias que prejudicam a realização de projetos consistentes.

Saber o que é verdade e o que é mentira torna-se fundamental para evitar a desinformação e garantir que empresas, marcas e profissionais possam se beneficiar do trabalho de marketing digital a fim de aumentarem a visibilidade, a credibilidade e autoridade no ambiente on-line.

Marketing digital serve apenas para empresas grandes

Mito. Uma informação falsa bastante disseminada é que as estratégias só são eficientes para as grandes empresas. Pequenos e médios negócios podem se beneficiar do trabalho de marketing digital, alcançando público-alvo de forma segmentada e gerando leads qualificados.

Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 70% dos pequenos negócios têm presença digital e vendem por meio de redes sociais, aplicativos e plataformas on-line. Dessa forma, o marketing digital também pode ser útil.

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O marketing digital surte efeito apenas nas redes sociais

Mito. Há quem pense que o marketing digital envolve apenas ações direcionadas para as redes sociais. Entretanto, a área também contempla outras estratégias, como SEO (Search Engine Optmization), mídia paga, link building, e-mail marketing, gestão de blogs e outras.

Para definir qual estratégia será usada, o profissional de marketing digital faz uma análise completa do site do cliente, do perfil do público-alvo e dos objetivos que pretendem ser alcançados.

O SEO é irrelevante para o crescimento da marca

Mito. O objetivo principal do SEO é otimizar um site para melhorar a visibilidade e o desempenho diante dos principais buscadores, como Google e Bing. Também é possível usar estratégias de SEO para blog ou alguma página específica.

O trabalho ajuda a aumentar o tráfego orgânico, o que pode facilitar que o site seja encontrado pelo público-alvo. Na prática, a otimização permite que o endereço conquiste um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, quando o usuário realiza uma pesquisa na internet, há mais chances de encontrar um site ou blog otimizado.

Com maior visibilidade e acesso, a marca tende a fazer mais conversões e, consequentemente, crescer.

O marketing digital deve ser constantemente adaptado

Verdade. O cenário digital é dinâmico e as estratégias de marketing para a área precisam acompanhá-lo. Dessa forma, os profissionais estão sempre estudando e se atualizando para garantir a adaptação às tendências, aos algoritmos e aos comportamentos do consumidor.

Por esse motivo, as empresas que contratam o serviço percebem mudanças nas estratégias em períodos específicos. Para garantir o resultado do projeto, é necessário recalcular a rota, caso uma alteração impacte significativamente o trabalho na área.

Marketing digital é caro e inacessível

Mito. Outra afirmação falsa bastante popular sobre o marketing digital é que ele é caro e inacessível. A realidade é que contratar o serviço pode ser bem mais econômico do que o próprio marketing tradicional.

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No mercado, há agências e profissionais especializados com orçamentos variados, que podem atender as necessidades e as condições de cada cliente.

Ter um blog pode ajudar na conquista de clientes

Verdade. O blog permite a criação de conteúdo relevante e de qualidade, que pode atrair e engajar o público-alvo. Além disso, ajuda a melhorar o SEO do site, aumentando a visibilidade nos motores de busca e, consequentemente, a chegada de novos visitantes.

Com artigos bem escritos e informativos, a empresa pode se posicionar como uma autoridade no seu setor, ganhar a confiança dos clientes e educar o mercado sobre seus produtos ou serviços. Por isso, os blogs são uma excelente ferramenta para nutrir leads e converter visitantes em clientes ao longo do tempo.

Marketing digital é fácil

Mito. Há quem acredite que o marketing digital é uma tarefa simples e que qualquer pessoa pode realizá-lo com sucesso. Entretanto, para obter resultados positivos e duradouros, é preciso ter conhecimento especializado em diversas áreas, como SEO, Inbound Marketing, análise de dados, design gráfico, copywriting, entre outros.

Por isso, o ideal é contar com uma equipe ou profissionais qualificados que possam planejar, executar e monitorar as estratégias. Empresas que tentam realizar o marketing digital sem a devida expertise correm o risco de desperdiçar recursos e não alcançar os objetivos desejados.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

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