Ter parte da carteira em mercadorias é uma forma de se expor menos aos riscos e ruídos domésticos que, em 2024, não têm sido poucos no Brasil. No entanto, no caso da Petrobras (PETR4)a máxima não é tão verdadeira, já que a companhia estatal está diretamente atrelada ao contexto político local.
Prova disso é que depois de uma alta superior a 50% em 2023 – sem contar os dividendos gordos –, as ações da Petrobras apresentam queda de cerca de 1% em 2024. Dentre os motivos, estão as preocupações relacionadas à interferência política na companhia.
Mas, segundo o analista Enzo Pacheco, da Empiricus, existe outra solução para os investidores que querem investir em uma petroleira sólida sem sair da Bolsa de Valores brasileira.
Trata dois BDRs de uma óleo principal estrangeira que já subiram mais de 17% sem ânus
Aos menos familiarizados com a sigla BDR, explico: os Recibos Depositários Brasileiros são certificados negociados na Bolsa de Valores brasileira que representam ações emitidas no exterior.
Isto é, você pode investir nas empresas representadas por eles sem a necessidade de abrir uma conta no exterior, através do mesmo corretor residencial onde compra suas ações brasileiras.
Conheça a petroleira ‘gringa’ recomendada pelo analista
A companhia em questão é uma petroleira com mais de 100 anos de história e um valor de mercado próximo a US$ 100 bilhões.
Ela atua em toda a cadeia energética, desde a exploração e refino até a comercialização de combustíveis fósseis.
A companhia também tem buscado diversificar as fontes de receita para reduzir a dependência das mercadorias com alto impacto ambiental.
“A ideia é se tornar uma das primeiras grandes companhias a fazer essa migração, o que ensejaria um avaliação maior que o de tela (menos de 8 vezes os seus lucros projetados e meros 3,7 vezes EV/Ebitda”, escreveu o analista Enzo Pacheco no relatório com os 10 melhores BDRs para comprar agora.
Portanto, apesar da alta de 17% no ano, a petroleira tem novas avenidas de crescimento que podem destravar ainda mais valor aos acionistas.
Para conferir a tese e os riscos da companhia, os principais múltiplos e por que ela pode ser uma boa opção para se expor à mercadoria e dolarizar sua carteira, leia o relatório neste link. É 100% grátis.
Além da tese na petroleira estrangeira, você também vai conferir no documento as outras 9 apostas do analista de mercados internacionais da Empiricus para comprar agora, sem sair da B3.
Para acessar o relatório liberado como uma cortesia pela casa de análise, que pertence ao grupo BTG Pactual, basta clicar no botão abaixo:
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.