Instagram se destaca nas vendas das empresas para o Dia das Mães

Resumo
Uma categoria que vem ganhando destaque nas buscas relacionadas ao Dia das Mães é o “Dia das Mães Pet”, um sinal claro de como os pets são considerados, por muitos, membros da família.

Foto: Freepik

Antes mesmo da chegada do mês de maio, as buscas e repercussões de temas relacionados ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12, tomaram conta das redes sociais brasileiras. Até o momento, o Instagram tem se destacado como plataforma líder em menções sobre a data, conforme mostrou um levantamento feito por Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, baseado em dados dos softwares Buzzmonitor e Answer the Public.

“Na última semana de abril, o Instagram emergiu como a principal plataforma difusora de conteúdos relacionados ao Dia das Mães, com 45.996 menções, predominante de contas de marcas. Há uma recepção calorosa do tema e isso pode ser uma alavanca para as vendas do comércio”, avalia Lilian.

A segunda rede social que mais engajou foi o Facebook, com 3.039 menções, seguida do Twitter/X, com 1.016 menções.

Os grandes trabalham suas redes

Segundo Lilian Carvalho, entre as marcas que estão utilizando esse tema de forma mais evidente, estão nomes como Havan, Boticário, Magazine Luiza e Samsung. Cada uma possui abordagens únicas e coerentes para reter a atenção de seus públicos específicos. A Havan teve o post com mais interações sobre o tema no Facebook, com quase 17 mil interações. A Magalu teve o melhor desempenho no Twitter/X, com quase 95 mil visualizações, e o maior influenciador, ou seja, a conta que mais postou sobre o tema e impactou mais pessoas, foi o Boticário no Instagram, com 8,1 milhões de seguidores.

LEIA TAMBÉM  Marketing digital é essencial para o mercado brasileiro de apostas – Revista Live Marketing

“A análise do comportamento de busca e menção nas redes sociais nos oferece insights valiosos sobre as preferências do consumidor, guiando não apenas as estratégias de marketing das empresas, mas também ajudando os consumidores a encontrarem o presente perfeito para suas mães”, explica.

Apesar do efeito de aproximação entre marca e público ser bastante efetivo nas redes sociais, ainda é no Google onde o interesse pelo tema “Dia das Mães” atinge seu pico, segundo o levantamento feito por Lilian Carvalho.

Somente o termo “Dia das Mães presente” acumulou 550 mil buscas no último mês, o que ressalta a ansiedade e o desejo dos consumidores em encontrar o presente ideal e uma oportunidade para as marcas demonstrarem seus diferenciais.

Sobre as categorias de presentes mais buscadas para o Dia das Mães, observa-se uma variedade que reflete preferências das mães modernas. Chocolate, doces, flores, estadias em hotéis, jóias, jantares em restaurantes, tratamentos em salões de beleza e serviços de manicure estão entre as opções mais populares.

Outra ponta

A influência das redes sociais no mundo dos negócios vai além das companhias gigantes que investem milhões em marketing digital. Recentemente, uma pesquisa realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEI), mostrou que o Whatsapp é a ferramenta digital mais utilizada por MEIs para vendas e fechamento de negócios.

O aplicativo de mensagens foi citado por 83% dos entrevistados durante o levantamento que analisou o perfil dos microempreendedores brasileiros e ouviu cerca de 6 mil usuários da MaisMei.

O resultado mostrou que o Instagram também tem papel fundamental para esta categoria, sendo citado por 48,52% dos entrevistados. Em seguida veio o Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs. Outras alternativas, como ferramentas do Google ou até mesmo o Tik Tok apresentaram resultados bem abaixo, e chama a atenção que apenas 9,20% utilizam marketplaces – em tese os espaços mais apropriados para exposição e vendas de produtos ou serviços, enquanto 7,77% afirmaram que possuem site próprio

LEIA TAMBÉM  Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Kályta Caetano, gerente de contabilidade da MaisMei, avalia que a inclusão de ferramentas voltadas exclusivamente aos negócios em plataformas já populares entre usuários democratizou o processo de divulgação de produtos e serviços para pequenos gestores.

“A maior parte dos microempreendedores não tem recursos para investir em anúncios ou sequer possui familiaridade com sites voltados exclusivamente para anúncio e vendas. Antes, o comércio pela internet ficava restrito a esses espaços. Hoje, a maioria das redes sociais já possui espaços apropriados para o comércio e até mesmo mecanismos próprios de pagamentos, como é o caso do Instagram, WhatsApp e Facebook. Isso facilitou o trabalho de quem já tinha o costume de usar as redes para fins particulares”, explica.

Novos conceitos

Curiosamente, uma categoria que vem ganhando destaque nas buscas relacionadas ao Dia das Mães é o “Dia das Mães Pet”, um sinal claro de como os pets são considerados, por muitos, membros da família. Por outro lado, nem todo mundo considera o conceito de “mãe de pet” algo positivo, pois 16% dos posts em relação ao tema são menções negativas, de acordo com levantamento feito pela professora.

“O perfil que mais engajou no Instagram aproveitando esse fenômeno, com quase 1000 interações, foi a Morana, marca de acessórios femininos. Este fenômeno ilustra a expansão do conceito tradicional de maternidade, abrangendo o cuidado e o amor dedicados aos animais de estimação. Marcas que reconhecem e celebram essa tendência estão se posicionando de maneira inteligente para capturar a atenção de um público apaixonado por seus pets, oferecendo produtos e serviços que atendem às necessidades específicas dessa categoria”, diz Lilian.

Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp