As ações europeias tiveram movimentos contidos e encerraram estáveis nesta segunda-feira (8), com investidores avaliando as perspectivas para o Parlamento na França, após o avanço inesperado da aliança de esquerda nas eleições, enquanto papéis do setor de energia mais fracos pressionaram o índice de referência.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com variação negativa de 0,03%, a 516,43 pontos. O setor de petróleo e gás foi o que mais pressionou índice, com queda de 1,1%, já que os preços do petróleo bruto cederam.
As ações francesas devolveram ganhos iniciais e caíram com a perspectiva de negociações difíceis a partir desta segunda-feira para formar um governo, depois que um salto surpreendente da esquerda bloqueou a tentativa da extrema-direita de vencer a eleição antecipada convocada pelo presidente Emmanuel Macron.
Continua depois da publicidade
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
“Se as disputas políticas chegarem a um impasse total, algum tipo de governo tecnocrático seria o resultado provável. Esse seria um resultado benigno para os mercados”, disse Jamie Ross, gerente de portfólio de ações europeias da Janus Henderson Investors.
As ações do BNP Paribas, o maior banco da França, cederam 1,7%, enquanto o Société Générale recuou 1,2%.
Continua depois da publicidade
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,13%, a 8.193,49 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX teve variação negativa de 0,02%, a 18.472,05 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,63%, a 7.627,45 pontos.
Continua depois da publicidade
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,17%, a 34.046,54 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,01%, a 11.022,10 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,34%, a 6.655,83 pontos.
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.