Embraer (EMBR3) sobe 8% com ordens de caças

Fabricante brasileira confirma venda de seis caças militares ao governo do Paraguai e lidera bloco de ações em alta no Ibovespa

A ação da Embraer (EMBR3) decolou 8% no Ibovespa nesta terça-feira e liderou o bloco de ações em alta no principal índice do mercado acionário na bolsa de valores. A fabricante de aviões brasileira confirmou nesta tarde a venda de seis caças militares A-29 Super Tucano à Força Aérea do Paraguai.

Ontem, a empresa teve o pior desempenho da bolsa, mesmo após anunciar a venda de nove aeronaves C-390 aos governos de Áustria e Holanda.

Eleve sua inteligência financeira! Inscreva-se e receba dicas, análises e notícias para prosperar no mundo dos investimentos. Todo dia na sua caixa de entrada!

Quem ficou na ponta oposta das ações em alta, contudo, foram os setores de metalurgia, siderurgia e mineração. A pior queda ficou com as ações da Gerdau Metalúrgica (GOAU4) que recuaram pouco menos de 5%. O principal fator para a desvalorização dos setores foi a queda de mais de 2,4% do minério de ferro no cenário internacional.

Veja em seguida os destaques de ações em alta e em baixa no Ibovespa.

Ações em alta: EMBR3, YDUQ3 e mais

O Ibovespa fechou em queda de quase 1% nesta terça-feira, com o mercado mais pessimista em relação ao cumprimento da meta fiscal pelo governo federal do Brasil. Além disso, o mercado reagiu com volatilidade à perspectiva de que Kamala Harris, nova candidata dos Democratas contra o republicano Donald Trump, pode deixar as eleições nos Estados Unidos mais acirrada.

Nesta terça, as principais commodities no mundo se desvalorizaram. No mercado internacional, o contrato do futuro do petróleo tipo Brent recuou 1%. Os dados são da plataforma ICE.

LEIA TAMBÉM  RHI Magnesita realiza ações educativas no mês do meio ambiente – Jornal Bairros Net

O minério de ferro desabou na bolsa de Singapura. Em Dhalian, a commodity metálica cedeu 2,44% após o mercado se decepcionar com medidas do governo da China para estimular o mercado imobiliário do país, que passa por crise.

Nesse contexto, a principal alta da bolsa foi a da Embraer. A ação da fabricante subiu, na visão de Alexsandro Nishimura, sócio da Nomos Capital, por um reajuste nas expectativas de investidores. “Acredito que a ação está se recuperando do tombo de ontem”, afirma.

Na segunda, as ações da Embraer (EMBR3) caíram 7%.

“Hoje o mal estar parece ter desaparecido após o anúncio de vendas de aeronaves militares ao Paraguai. Mas também pode estar relacionado a um exagero na reação de ontem”, pontua Nishimura.

Outra ação em alta que figurou entre os papéis com melhores retornos na bolsa nesta terça foi Sabesp ON (SBSP3). As ações continuam em tendência de alta com novas etapas da privatização da companhia de saneamento do Estado de São Paulo.

Top 7 ações em alta no Ibovespa hoje (23/07)

  1. Embraer ON (EMBR3): +8,47%
  2. Yduqs ON (YDUQ3): +3,34%
  3. Pão de Açúcar ON (PCAR3): +3,20%
  4. Sabesp ON (SBSP3): +1,90%
  5. Localizar ON (RENT3): +1,70%
  6. Raia Drogasil ON (RADL3): +0,08%
  7. BTG Pactual UNIT (BPAC11): +0,03%

Em baixa: CSNA3, GGBR4 e mais

A queda global do minério de ferro levou ao tombo das ações de mineração, siderurgia e metalurgia na bolsa brasileira.

As ações da CSN (CSNA3) lideraram perdas. Mas a Gerdau Metalúrgica (GOAU4) e sua controladora, a Gerdau (GGBR4) e a Gerdau Metalúrgica obtiveram, respectivamente, o segundo e terceiro piores desempenhos, com queda respectiva de 4,76% e 4,61%.

Com a queda de 2% de hoje, o minério de ferro chegou ao pior nível em quase um mês. Hoje, a tonelada do minério de ferro vale em torno de US$ 100.

LEIA TAMBÉM  Confira o balanço das ações do governo nesta terça-feira (14)

Entre as empresas de mineração, a CSN Mineração (CMIN3) ficou com a maior queda do dia.

“As commodities hoje pesaram contra o mercado brasileiro. As quedas do minério de ferro e petróleo pressionaram ações importantes como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3)”, afirma André Fernandes, cabeça de renda variável da A7 Capital.

Top 10 baixas no Ibovespa hoje (23/07)

  1. Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): -4,85%
  2. CSN ON (CSNA3): -4,81%
  3. Gerdau PN (GGBR4): -4,71%
  4. Alpercatas PN (ALPA4): -4,05%
  5. CSN Mineração (CMIN3): -3,84%
  6. IRB Brasil Resseguradora (IRBR3): -3,69%
  7. Carrefour ON (CRFB3): -3,64%
  8. Petz ON (PETZ3): -3,60%
  9. Cogna ON (COGN3): -3,55%
  10. EZTEC ON (ETZC3): -3,53%

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp