Ações de conscientização marcam a semana do meio ambiente na obra da nova ETE Potecas

Ações de conscientização marcam a semana do meio ambiente na obra da nova ETE Potecas

Fotos: Divulgação / Casan

A semana do meio ambiente movimentou o canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. A iniciativa, que foi uma parceria da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Consórcio Potecas e ANX Engenharia e Arqueologia, contou com ações voltadas para os trabalhadores e moradores do entorno da obra.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em todo mundo em 5 de junho, para chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. “Nós já viemos desenvolvendo esse trabalho há um ano, e agora tivemos a sorte de poder fazer na semana do meio ambiente. Foi muito importante promover e trabalhar em parceria com as engenheiras que fazem a fiscalização na obra”, falou a Analista Ambiental do Consórcio Potecas, Maria Rosivânia de Souza  Paulo.

A atividade começou na segunda-feira, 3, durante o Diálogo Diário de Segurança, quando os trabalhadores desfrutaram de uma mesa com café da manhã e conversaram sobre a temática da semana. A engenheira da ANX Engenharia e Arqueologia, Larissa Andrade explicou a importância da obra da nova ETE Potecas para o meio ambiente. Também foram abordados temas como os cuidados diários com reciclagem e limpeza das frentes de trabalho para não atrair animais como ratos ou animais peçonhentos, a minimização no uso de materiais, seja na separação dos resíduos ou no aproveitamento de madeira, pregos e outros materiais.

Os trabalhadores foram lembrados sobre os cuidados com vazamentos de óleo das máquinas e veículos, para que não contaminar o solo e o lençol freático; e os cuidados com os animais encontrados no canteiro de obras, com destaque para a sua importância no ecossistema e na preservação da Mata Atlântica.

LEIA TAMBÉM  Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) caem pelo 3º dia seguido. Entenda

“Queremos que nossas futuras gerações, filhos e netos, possam aproveitar também, assim como nós, o que a natureza tem de melhor para oferecer, sem contaminar e poluir. Espero que todos tenham entendido sobre como nosso trabalho, pois é importante para um futuro melhor e um planeta mais limpo”, disse aos trabalhadores a engenheira Ambiental, Larissa, que atua nos programas ambientais da nova ETE Potecas.

Visitas aos moradores

Na terça-feira (04), foi a vez dos moradores do entorno da obra receberem orientações sobre o abandono de animais no bairro, que acabam indo para a obra em busca de abrigo e alimento. Com cartazes explicativos, as engenheiras conversaram com a população sobre os riscos de abandonar os pets e sobre a adoção dos animais.

Homenagem ao trabalhador Dionísio Domingos

Já na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades foram finalizadas com uma homenagem ao armador Dionísio Domingos. O colaborador ficou conhecido na obra por cuidar e adotar os animais que aparecem perdidos no canteiro de obras da nova ETE Potecas. “Os animais fazem parte da vida das pessoas, cuidem deles, não maltratem, adotem, deem carinho. Não joguem lixo na natureza porque tem animais correndo risco de extinção”, concluiu Domingos ao receber a homenagem.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp