Detalhe de site da Sabesp (SBSP3). Foto: Rafael Henrique/ SOPA Images/Reuters

Ações da Sabesp (SBSP3) tem queda com marco; vale investir?

Adesão à privatização da Sabesp (SBSP3) será votada nesta quinta; ação tem queda no Ibovespa após divulgação de marco regulatório

As ações da Sabesp (SBSP3) registram queda no Ibovespa nesta quinta-feira (2), véspera da votação da adesão ao projeto de privatização da companhia de saneamento na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O mercado financeiro não recebeu o marco regulatório da empresa, documento que define contratos de subsidiárias após a privatização, de braços abertos.

Em relatório, o Itaú BBA afirma que o marco regulatório da Sabesp trouxe “sentimentos mistos” sobre os próximos passos da privatização da companhia. Se, de um lado, o banco elogia o modelo de desconto de contratos de municípios com a Sabesp com limite de R$ 300 milhões nos primeiros quatro anos de contratos, do outro, a companhia adotou um modelo de retenção de ganhos de eficiência que decepcionou analistas.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Ainda assim, vale a pena investir nas ações da Sabesp (SBSP3)?

A ação da Sabesp (SBSP3), por enquanto, está caindo no Ibovespa. O papel da companhia de saneamento se recuperou de um tombo inicial de 2%, e atualmente tem perda de 0,68% no índice.

Ontem, a privatização da Sabesp avançou um passo com a aprovação do marco regulatório de contratos com municípios. O documento acrescentou 50% das sugestões recebidas, segundo o governo de São Paulo.

Para o Itaú BBA, contudo, a proposta final de marco regulatório trouxe “sentimento misto”. Em primeiro lugar, elenca o banco, porque traz pontos positivos no contrato da Sabesp com entes municipais.

LEIA TAMBÉM  Rio Grande do Sul trabalha no mapeamento das ações de dragagem de rios, mas estado pede recursos para a execução - Notícias

Mas o ponto negativo, segundo analistas, foi no repasse de eficiência no reajuste das tarifas de saneamento.

O marco estabelece que, a cada cinco anos, a Sabesp entra em ciclos de reajustes tarifários. O valor deve sofrer reajuste atualizado pela inflação (IPCA) acumulada do ciclo anterior, menos o custo de investimento na operação (Opex). A partir de 2030, entra no cálculo o desconto do chamado “fator X”.

O “fator X” representa ganhos de eficiência de produção da Sabesp.

Em relatório, o time de analistas do Itaú BBA de Utillities, liderado por Marcelo de Sá, explica porque o mercado não recebeu tão bem o documento, refletindo em queda das ações da Sabesp (SBSP3).

Analistas afirmam que a proporção de repasse dos ganhos de eficiência da Sabesp a municípios ficou “para além da expectativa do mercado”.

No modelo do banco, era esperado um compartilhamento de 50% do ganho de custo operacional com clientes a partir de 2030, ou o segundo ciclo tarifário. O marco regulatório, contudo, prevê a retenção de 100% do valor pela Sabesp nos primeiros 5 anos, chegando a 90% no quarto ciclo.

“É uma proporção acima do esperado no compartilhamento de eficiência com consumidores”, diz o Itaú BBA.

Reajuste de tarifa também decepciona Itaú BBA

Uma das principais “surpresas negativas” para a Sabesp (SBSP3) e suas ações elencadas por analistas no marco regulatório envolve o chamado “fator X”.

O “fator X”, de acordo com o marco regulatório, define o repasse dos eficiência operacional da Sabesp a cada ciclo tarifário, a partir de “inovações tecnológicas”. A taxa fará parte do reajuste tarifário anual feito pela companhia, sendo um dos fatores que consumidores devem sentir nas contas de água a cada ano.

LEIA TAMBÉM  Ibovespa sobe 0,73%, impulsionado pelas ações do Itaú e da Prio

O percentual definido como “fator X” pela Sabesp (SBSP3) no primeiro ciclo será de 0,90%, ao contrário das expectativas dos analistas do Itaú BBA. O time de Marcelo Sá esperava uma taxa de 0,20%.

“Nos primeiros dois ciclos, o ‘fator X’ será aplicado ao custo operacional da Sabesp”, explica a equipe.

“A partir de 2035 (terceiro ciclo) o valor será descontado diretamente da tarifa. A magnitude da taxa no primeiro ciclo (0,90%) foi uma surpresa negativa”, conclui em relatório.

Vale a pena investir nas ações da Sabesp (SBSP3)?

Na visão de analistas, mesmo assim, as ações da companhia ainda apresentam uma oportunidade de compra para o investidor.

Em relatório, a XP Investimentos afirma “ver potencial em uma Sabesp privatizada”. Isso porque as regras de despesa operacional da empresa e a baixa inadimplência devem destravar valor ao negócio.

“Tudo isto significa uma operação privada tem um grande potencial de criação de valor”, dizem os analistas Vladmir Pinto e Maíra Maldonado, da corretora. “Mantemos nossa recomendação de compra na Sabesp”.

Já Victor Luiz, sócio da corretora Planner, diz que “mantém uma visão construtiva” para a Sabesp após a privatização, citando “ganhos de eficiência e maior rentabilidade”.

O valor que o investidor pode extrair da Sabesp pós-privatização, segundo o especialista, é de 15% considerando uma oferta subsequente de ações. Luiz prevê, assim, uma “competição pelo maior preço e valor mínimo”.

“Nesse sentido, recomendamos cautela aos investidores, reiterando que vemos valor da companhia e mantemos uma visão construtiva para os resultados pós-privatização”. O sócio da Planner faz o alerta de que as ações da Sabesp subiram 88% nos últimos 12 meses.

Por fim, segundo a XP, o principal desafio da Sabesp é atingir a meta de universalização de saneamento do setor estabelecida pelo marco regulatório. A companhia estadual afirma que vai antecipar o cumprimento do objetivo de 99% da população com acesso à água potável em encanada para 2029.

LEIA TAMBÉM  Sabesp: privatização terá investidor estratégico, oferta de ações em blocos e direito de veto

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

ATENÇÃO

Você sente que algo está faltando na sua vida?

Descubra os segredos que os Homens de Sucesso usam para serem mais Felizes, Realizados e Viverem com Propósito.

Nosso e-book "O Guia do Homem Alfa" revela verdades ocultas para ser um Homem de Valor, Admirado, Seguro de Si e e vivendo livre dos julgamentos das outras pessoas!

Clique no link abaixo e tenha acesso a um conteúdo exclusivo que vai transformar sua visão de mundo a sua própria vida!

QUERO CONHECER O GUIA DO HOMEM ALFA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp
Rolar para cima