Ações da Petrobras (PETR4) desabam após queda de Prates e dividendos – novamente – em risco; e agora? – Money Times

Ações da Petrobras (PETR4) desabam após queda de Prates e dividendos – novamente – em risco; e agora? – Money Times

petrobras jean paul prates dividendos
Ações da Petrobras desabam até 8% após queda de Prates (Imagem: Agência Petrobras)

As ações da Petrobrás (PETR3; PETR4) operam em forte queda nesta quarta-feira (15), após a demissão do presidente Jean Paul Prates na véspera. Na abertura do pregão, os papéis ordinários da estatal recuavam 7,04%, cotados a R$ 39,91, enquanto os preferenciais caíam 8,10%, a R$ 37,56.

Em comunicado enviado ao mercado, a companhia informou que recebeu do CEO solicitação de que o conselho de administração se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato de forma negociada.

A troca, segundo rumores, se deve à cobrança por mais investimentos da petroleira, grande mote da gestão Lula. O presidente estaria descontente com a política de investimentos da companhia na gestão Prates, por entender que ela deveria aportar mais recursos em segmentos como a indústria naval e a geração renovável.

A Petrobras confirmou a indicação de Magda Chambriard para o cargo. A nomeação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório.

Segundo o analista Ruy Hungria, da Pesquisa Empíricaa reação negativa do mercado ao anúncio é explicada porque Prates vinha entregando bons números, sem fazer mudanças radicais na fórmula que vinha dando certo para a estatal.

PETROBRAS (PETR4): DEMISSÃO DE JEAN PAUL PRATES ABRE NOVA CRISE? | PERSPECTIVAS DOS GESTORES

No entanto, o que mais assusta os investidores é o fato de que a nova CEO parece mais alinhada aos anseios políticos expansionistas do governo. Isso pode resultar em uma guinada na política de investimentos e dividendos, explica o analista.

“A depender da mudança na política de investimentos e da criatividade da nova gestão em encontrar ‘oportunidades’ de usar o caixa gerado em E&P em segmentos de retornos baixos, podemos ver essa distribuição cair bastante, a ponto de não compensar mais os riscos políticos envolvidos”, avalia.

LEIA TAMBÉM  Secretaria de Trânsito encerra ações da Campanha Maio Amarelo com mais de 112 mil pessoas impactadas em Guarapuava

Depois da forte alta nos últimos anos, a Empiricus retirou a recomendação de compra para as ações da Petrobras por entender que o avaliação acima da média histórica implicava em um otimismo exagerado com as ações. “Por desconhecer a nova política de investimentos e dividendos da nova gestão, por enquanto não vemos a reação negativa como oportunidade de compra”, reitera Hungria.

Editora-assistente

Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.

[email protected]

Linkedin

Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.

Linkedin

ATENÇÃO

Você sente que algo está faltando na sua vida?

Descubra os segredos que os Homens de Sucesso usam para serem mais Felizes, Realizados e Viverem com Propósito.

Nosso e-book "O Guia do Homem Alfa" revela verdades ocultas para ser um Homem de Valor, Admirado, Seguro de Si e e vivendo livre dos julgamentos das outras pessoas!

Clique no link abaixo e tenha acesso a um conteúdo exclusivo que vai transformar sua visão de mundo a sua própria vida!

QUERO CONHECER O GUIA DO HOMEM ALFA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp
Rolar para cima