Panorama de Vendas: 74% das empresas que não conseguem atingir metas de vendas em 2023

74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023, é o que aponta a terceira edição do Panorama de Vendas, levantamento da RD Station com cerca de 1.500 empresas de todas as regiões, portes e segmentos e análise de bilhões de dados de uso das ferramentas. A taxa é ainda maior do que em 2022, quando 71% das empresas não conseguiram bater as metas. O setor B2C é o que mais enfrentou dificuldades, com apenas 23% de sucesso.

“Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas. Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato.  A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação disponíveis no mercado para todas as lacunas apontadas”, explica Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station.

Falta de processos, metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas, pouco comunicadas ao time, e pouca integração com a área de marketing são algumas das hipóteses levantadas ao longo do estudo. Um forte indicativo é que mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM – o que dificulta uma boa gestão dos contatos, dificultando o dia a dia na operação, e apenas 15% dizem que a integração entre Marketing e Vendas é satisfatória em suas empresas.

Apesar das dificuldades no cenário de 2023, as empresas demonstraram otimismo para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%.

LEIA TAMBÉM  3 principais tendências para o Marketing Digital em 2024

Tecnologias cada vez mais necessárias

A integração com o time de marketing e o uso eficaz de tecnologias, como a inteligência artificial, e de canais, como o WhatsApp, são essenciais para melhorar o desempenho comercial das organizações no Brasil. O Panorama de Vendas 2024 apontou que tem aumentado a adoção destas ferramentas para vendas. Em IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo e copy (22%) e criação de pitch (discurso) de vendas (12%). Ainda sobre o uso, 55% apontaram maior produtividade do time como uma das maiores vantagens.

Já o WhatsApp segue como o canal preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade, sendo apontado por 70% como o canal que apresenta maior taxa de sucesso.

Diante dos números, não surpreende o fato que o uso profissional do WhatsApp, integrado aos demais canais de vendas, seja apontado como a principal tendência pelas empresas para 2024 (57%).

“Os insights de mercado somados aos dados das nossas ferramentas reunidos no Panorama de Vendas são supervaliosos para todos que trabalham com vendas traçarem estratégias. Vemos na prática que extrair o melhor das tecnologias que se fazem cada vez mais presentes, como inteligência artificial, e de cada canal, como o WhatsApp, só traz impactos positivos. Um exemplo são os clientes que já usam a extensão para WhatsApp do RD Station CRM e geram 40% mais vendas no comparativo de quem não usa”, finaliza Erika.

Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas

Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.

LEIA TAMBÉM  Como promover um site de contabilidade efetivamente através do marketing digital?

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp