Onde investir em junho? Ativa Investimentos indica 15 ações para ter na carteira; confira – Money Times

Ativa realiza três trocas entre ações em carteira recomendada para junho (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

A Ativa Investimentos promoveu uma série de mudanças em sua carteira recomendada de ações para o mês de junho, tendo em vista o atual contexto econômico, ainda fortemente impactado pelo início do afrouxamento monetário nos Estados Unidos.

O analista Pedro Serra e equipe, que assinam o relatório, destacam ainda que o cenário local segue girando em torno da dificuldade do governo em convencer o mercado quanto ao seu comprometimento com o resultado fiscal e com o ciclo de corte de juros.

Nessa conjunção, a casa retirou do portfólio os papéis de Suzano (SUZB3), Tim (TIMS3) e BTG Pactual (BPAC11) para dar lugar a Gerdau (GGBR4), Vibra Energia (VBBR3) e Banco ABC (ABCB4). Ainda, a casa aumento a posição em Natureza (NTCO3).

Com um cenário local difícil e a alta dependência da Bolsa pelos dados da economia americana darem indícios quanto ao corte de juros pelo Reserva Federalos analistas da Ativa destacam:

  1. Fluxo estrangeiro que pode vir com o ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve nos EUA ainda muito dependente dos próximos dados de inflação e mercado de trabalho (mais volatilidade);
  2. Queda da Selic deve parar em patamar acima do projetado anteriormente;
  3. Cenário político local piorando, trazendo incertezas quanto ao fiscal;
  4. Valuation das empresas ainda em níveis atrativos, validado após a temporada de resultados do 1T24, gerando revisões altistas para o lucro esperado da bolsa.

Em maio, a carteira da Ativa teve um desempenho negativo de 2,97%, próximo ao recuo do Ibovespa (IBOV)de 3,04%. Nos últimos 12 meses, a carteira acumula alta de 15%, frente avanço de 11,7% do índice de referência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Movimentações na carteira

Sobre a inclusão de Gerdauos analistas da casa apontam que ocorre após a companhia apresentar um excelente desempenho no primeiro trimestre de 2024 (1T24).

LEIA TAMBÉM  PRF discute ações de fiscalização de velocidade em todo o país

“Mesmo sob um cenário desafiador, a empresa conseguiu obter excelentes margens tanto nos EUA como no Brasil e acreditamos que Gerdau será capaz de manter tal performance ao longo dos próximos trimestres”, ponderam.

Já sobre Vibramesmo lidando com uma pior dinâmica comercial no início do ano em função de um cenário de sobreoferta de energia, causado pela queda sazonal no consumo e a chegada maciça de diesel russo, avaliam que a empresa entregou resultados superiores às nossas expectativas e frente ao seu principal par neste 1T24.

“Acreditamos ainda que, diante de uma futura melhor dinâmica de estoques, a companhia conseguirá gerar mais caixa ao longo dos próximos trimestres, o que pode, inclusive, resultar em uma boa distribuição de proventos ao longo de 2024”, avaliam.

Ainda, incluíram Banco ABC por entenderem que a queda recente abriu uma oportunidade para adquirir suas ações. Os analistas destacam que o banco tem conseguido entregar uma rentabilidade acima do seu custo de capital e, para frente, entendem que esse ritmo deverá permanecer.

Por fim, a Ativa readequou o percentual das posições estruturais da carteira, após o rebalanceamento ocorrido com o Ibovespa durante o mês de maio.

“Desta forma, os aumentos nos pesos de Petrobrás, Vale, Itaú Unibanco e Bradescoem conjunto à diminuição de alocação em utilities e Localizavisam tornar nosso portfólio mais aderente à atual estrutura da composição acionária do índice que utilizamos para referenciar a sua performance”, explicam.

  • 5 AÇÕES PARA BUSCAR DIVENDOS: Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, revela quais são as ações mais recomendadas para investir em junho e buscar bons dividendos, segundo a carteira mensal da casa de análise. Veja no Giro do Mercado desta terça-feira (4):
LEIA TAMBÉM  Gestão Caio André: ações aproximam Parlamento da população e firmam CMM como poder independente

As ações para investir em junho, segundo Ativa

Empresa Relógio Peso
Vale VALE3 14,00%
Petrobrás PETR4 12,50%
Itaú ITUB4 12,50%
Copel CPLE6 6,00%
Sabesp SBSP3 6,00%
Bradesco BBDC4 5,50%
Assaí ASAI3 5,00%
Banco ABC ABCB4 5,00%
Gerdau GGBR4 5,00%
JBS JBSS3 5,00%
Lojas Renner LREN3 5,00%
Mercado Livre MELI34 5,00%
Localiza ALUGUEL3 5,00%
Vibra Energia VBBR3 5,00%
Natureza NTCO3 3,50%

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp