Espaço B3 Ibovespa bolsa

B3 passa a permitir portabilidade digital entre corretoras de ativos negociados em bolsa, como ações, ETFs e fundos imobiliários

A portabilidade de investimentos eles se de uma instituição financeira para a outra agora pode ser feita digitalmente, de forma gratuita, em 15 corretoras de valores habilitadas, anunciou a B3 nesta segunda-feira (13).

Assim, investidores de ativos negociados na B3, como ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRsjá podem pedir a portabilidade digital para transferir seus recursos e a sua posição nesses ativos de uma corretora para outra. A transferência acontece em até dois dias úteis.

Para isso, o investidor precisa ter conta aberta de sua própria titularidade tanto na corretora de origem quanto na de destino. Ambas também precisam estar habilitadas para a portabilidade digital.

As corretoras atualmente habilitadas são: Ágora (Bradesco), Ativa, BTG Pactual, C6 Bank, Clear, CM Capital, Genial, Itaú Corretora, Mirae, Rico, Safra, Santander, Toro, Warren e XP.

Outras corretoras ainda podem aderir ao serviço. Quatro instituições financeiras já estão testando a funcionalidade para liberar para seus clientes em breve: Banco do Brasil, Guide, Master e PagBank.

“A transferência de ativos sempre esteve disponível para os investidores, mas isso envolvia um procedimento manual, com a troca de documentos entre o cliente e as corretoras. Para darmos esse passo foi necessário implementar tecnologia para padronizar a troca de informações e automatizar os processos junto aos custodiantes. Isso nos conferiu escalabilidade, viabilizando a solução”, diz Guilherme Abbari, superintendente de Operações da B3, em nota à imprensa.

Como pedir a portabilidade digital de investimentos

A portabilidade digital já havia sido liberada para alguns investidores em julho de 2023, ainda em período de testes, e agora foi ampliada.

A opção está disponível na Área do Investidorno site da B3, por onde o investidor consegue acompanhar a sua posição em todos os seus ativos negociados em bolsa, independentemente da corretora que atuou como intermediária na compra.

LEIA TAMBÉM  MXRF11 abre votação para emissão de até R$ 1 bilhão em novas cotas; Ifix sobe, mas está negativo no mês – Money Times

Por ali, será possível solicitar a portabilidade digital, além de acompanhar o status e o histórico das movimentações realizadas entre corretoras. Depois de fazer o pedido da portabilidade, o investidor precisa confirmar a operação no aplicativo ou no site da corretora onde estão os recursos.

Passo a passo da portabilidade digital de investimentos

  1. Acessar a Área do Investidor, no site da B3
  2. Clicar na opção “Portabilidade”
  3. Escolher as corretoras de saída e de entrada
  4. Aceitar os termos e condições
  5. Acessar a área digital da corretora de saída
  6. Confirmar a solicitação de portabilidade

Produtos disponíveis para a portabilidade digital

  • Ações
  • Proventos
  • ETFs
  • Fundos listados (FIIs, Fiagros, FIDCs)
  • BDRs
  • Debêntures listadas
  • CRIs/CRAs listados

VEJA TAMBÉM: ONDE INVESTIR EM MAIO: VEJA OS MELHORES INVESTIMENTOS- AÇÕES, FIIs, BDRS E ALOCAÇÃO DE ATIVOS

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp