Os fundos de investimento imobiliários (FII) podem ser um bom caminho para o investidor acumular renda, seja pelo recebimento de dividendos mensalmente ou pela própria valorização da cota no médio e no longo prazos. No entanto, há quem tenha receio quanto a esta classe de ativos pelo fato de alguns títulos da renda fixa estarem pagando atualmente um juro real de 6% ao ano, como é caso do Tesouro IPCA 2029 – veja mais detalhes nesta reportagem.
Leia também
Na visão dos analistas da Genial Investimentos, essa preferência pelos títulos do tesouro decorre do fato de o investidor não quer encarar a volatilidade do mercado e ter a segurança de que, se não houver nenhum resgate antecipado, não terá nenhum prejuízo.
Isso porque o único risco do título Tesouro IPCA é em caso de resgate antecipado. Ou seja, se o investidor comprou um título com vencimento para 2029 e quer resgatar o papel antes do prazo, ele deve vendê-lo no mercado secundário. Se o Tesouro estiver pagando um juro real maior no momento da negociação (IPCA + 7% ou IPCA + 8%), o investidor terá prejuízo na venda do título. Todavia, se o Tesouro estiver pagando um juro menor que o atual (IPCA +5% ou IPCA +4%), o investidor terá lucro na operação, pelo fato de seu título pagar IPCA + 6%, de remuneração maior.
Sendo assim, o resgate antecipado é o único grande risco nesse título de renda fixa, o que não acontece no fundo imobiliário. Essa modalidade de investimento pode ter inadimplência do inquilino ou do credor, causando volatilidade no mercado e até diminuição de dividendos.
Os analistas da Genial fizeram um levantamento que mostra alguns fundos imobiliários que superaram o retorno do título público nos últimos anos. Porém, no curto prazo, de apenas um ano, somente o fundo CSHG Logística (HGLG11) superou a rentabilidade da inflação mais 6% ao ano. Segundo a Genial, o título do Tesouro rendeu 10,8% entre março de 2023 e março de 2024. Já o CSHG Logística (HGLG11) rendeu 13,9%. A corretora, entretanto, reforça que as rentabilidades dos FIIs são incertas e usa o prazo maior para análise.
De 2019 até 2024, existem 11 fundos que superam a rentabilidade do IPCA + 6% ao ano. O título do Tesouro rendeu 84% nesse período. O fundo com a maior rentabilidade fica com o CSHG Prime Offices (HGPO11), que entregou um rendimento de 150% no período. O segundo colocado é o Mérito Desenvolvimento Imobiliário (MFII11), que rendeu 130%.
Outro que chegou a patamar semelhante de rentabilidade foi o BTG Pactual Logística (BTLG11), com um rendimento por volta de 129%. O levantamento leva em conta o rendimento da cota mais o pagamento em proventos feito pelos fundos. Para conferir quais são os fundos do levantamento, veja a tabela a seguir
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
ATENÇÃO
Você sente que algo está faltando na sua vida?
Descubra os segredos que os Homens de Sucesso usam para serem mais Felizes, Realizados e Viverem com Propósito.
Nosso e-book "O Guia do Homem Alfa" revela verdades ocultas para ser um Homem de Valor, Admirado, Seguro de Si e e vivendo livre dos julgamentos das outras pessoas!
Clique no link abaixo e tenha acesso a um conteúdo exclusivo que vai transformar sua visão de mundo a sua própria vida!
QUERO CONHECER O GUIA DO HOMEM ALFA