Com base no relatório “The Future of Jobs Report 2023”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, algumas profissões terão um crescimento maior nos próximos 5 anos, fornecendo melhores salários, além de uma maior empregabilidade.
Na lista deste artigo acrescentamos algumas dicas de cursos superiores que podem ajudar, mas a maioria das profissões da lista não exige nível superior, apenas conhecimento prático.
Confira abaixo as profissões com maior chance de empregabilidade nos próximos anos:
Especialista em Marketing Digital
Os profissionais que estudam e realmente se dedicam ao marketing digital estão vivendo as melhores oportunidades do mercado de trabalho há anos, e eles continuarão aproveitando as melhores chances caso se dediquem.
- Cursos: Cursos de Marketing, Comunicação Social ou Publicidade e Propaganda;
- Habilidades: Criação e gerenciamento de estratégias de marketing na internet, utilizando ferramentas digitais para promover produtos ou serviços.
Leia também | As 8 profissões mais felizes do mundo
Especialista em E-commerce
Muitas pessoas se negaram a acreditar por anos que o futuro das compras e vendas seria na internet, mas isso já se tornou uma realidade, e com o passar do tempo, profissionais que investirem nessa área ficarão ganharão salário confortáveis e sempre estarão empregados.
- Habilidades: gerenciamento e otimização de lojas online.
- Cursos: marketing, administração ou você pode optar por cursos de especialização em comércio eletrônico.
Operador de máquinas agrícolas
O agro é o passado e futuro! Com a modernização, basta ter prática, ter a habilitação solicitada para operar o equipamento e os cursos necessários. Assim, você terá diversas oportunidades de trabalho na sua área.
- Habilidades: operação de máquinas e equipamentos agrícolas modernos de diferentes tipos.
- Cursos: os cursos específicos conforme o equipamento que você for operar, é preciso verificar a legislação vigente.
Leia também | 7 profissões que ganham muito bem mesmo trabalhando pouco
Especialista em Sustentabilidade
A sustentabilidade tem se tornado um assunto cada vez mais importante e presente no mundo profissional. Portanto, as empresas necessitam de profissionais que realmente possam diminuir os impactos negativos na natureza. A sustentabilidade se tornou um marketing positivo e uma obrigação para os empreendimentos.
- Habilidades: desenvolver estratégias para diminuição do impacto ambiental, atuando na gestão de resíduos e uso sustentável de recursos, por exemplo.
- Cursos: gestão ambiental ou engenharia ambiental.
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.