Proler Univali oferece ações de leitura, cursos e oficinas gratuitas para a comunidade

Proler Univali oferece ações de leitura, cursos e oficinas gratuitas para a comunidade

O Programa Institucional de Incentivo à Leitura – Proler: Univali Mediação Literária – escutas e práticas titubeantes, vai promover diversos cursos, leituras e oficinas ao longo deste ano. As atividades do Projeto, que é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional do Governo Federal e à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), são para diversos públicos.

As ações são gratuitas, têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

A coordenadora do Programa, professora Valéria de Oliveira, explica que o Proler Univali desenvolve ações no campo da leitura e das artes para as comunidades e também tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e o Instituto Porto Cênico.

“O objetivo da nossa programação é promover ações de incentivo que desenvolvam práticas leitoras contemporâneas e diálogos, por meio das diversas linguagens artísticas. As ações do Proler Univali estão abertas em nossa Universidade e também para espaços culturais e educacionais públicos e privados, fomentando o acesso da comunidade à leitura e às manifestações artísticas e culturais.”, complementa a docente.

Inscrições abertas para dois cursos

Entre as atividades previstas, já estão abertas as inscrições para o curso de teatro “Entre a Literatura e a Cena”, que vai acontecer às segundas-feiras, das 13h30 às 15h30, no período de 22 de abril a 27 de maio. Na ocasião, os participantes vão participar de jogos de acolhimento e organização grupal, práticas teatrais, jogos de improviso, jogos dramáticos, prática individual e de conjunto, construção de cena e criação teatral por meio da literatura.

A atividade, que será ministrada pela professora Valéria de Oliveira e monitores, dispõe de 25 vagas e carga horária de 20h.

Pessoas com mais de 14 anos podem se inscrever na plataforma Elis, no site da Univali.

LEIA TAMBÉM  MinC anuncia ações contra os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul

Outro curso que já está com inscrições abertas é o de “Leituras e práticas titubeantes em Skakespeare”. Nesta atividade os participantes farão a leitura das obras Hamlet, Otelo, Macbeth e Ricardo III e realizarão leituras dramáticas, além de estudos e discussões baseadas em filmes sobre os textos do escritor.

O curso tem carga horária de 20h e oferece 20 vagas. Os encontros vão acontecer às quartas-feiras, das 19h às 21h, de 17 de abril a 29 de maio, sendo conduzidos pela professora Valéria de Oliveira, com apoio de monitores.

Interessados, com idade acima de 16 anos, podem realizar inscrição na plataforma Elis, no site da Univali.

Confira outras atividades

Além dos cursos citados, neste semestre o Proler Univali já está promovendo a oficina “Leitura e Teatro: práticas para sala de aula” (voltado aos professores de artes).

Em breve, também serão realizadas as atividades “Leituras Psicanalíticas”: entre Freud e Lacan” (indicado para profissionais da saúde, estudantes, docentes e artistas), as oficinas “Leitura e corpo criativo empenhados” (para pessoas acima de 14 anos) e “Leitura livre” (exclusiva para mulheres em privação de liberdade). Rodas de leitura para infância e um encontro anual do Proler Univali, também estão no campo das ações deste ano.

Os interessados em saber mais sobre as atividades oferecidas pelo Proler, podem acessar o perfil @prolerunivali no Instagram.

Fonte: Assessoria Comunicação Univali

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp