Desmistificando o marketing para pequenos negócios do turismo

Por Johannes Noebels, CEO da mymento

Impulsionar uma marca por meio de campanhas de marketing pode parecer simples com um orçamento generoso. No setor de turismo, porém, a realidade é bem diferente.

A maioria dos atores desse mercado são guias de viagens autônomos, pequenas empresas de passeios e empreendem na região onde moram e buscam complementar suas rendas.

De acordo com o Sebrae, o turismo é uma das principais atividades econômicas de alavancagem de micro e pequenas empresas, que respondem por 90% dos empreendimentos. Uma infinidade de atividades com o turismo regional como hotelaria, transporte, alimentação, agências e operadores, artesanato, guias entre muitas outras possibilidades.

A força dos pequenos negócios é muito importante no setor, que emprega sete milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O turismo será responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do PIB do Brasil em 2023, conforme prevê o Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Os empreendedores, frequentemente acostumados a uma vida mais offline, deparam-se com grandes desafios ao tentar compreender e implementar estratégias de divulgação de seus negócios. Por exemplo, para empreendedores do ramo de turismo, fazer marketing é frequentemente uma tarefa desafiadora, apesar do reconhecimento da importância de ter presença online.

Com a estimativa de que 187,9 milhões de brasileiros estarão conectados à internet em 2024, representando 87% da população conforme a Pesquisa TIC 2024, do IBGE, é impossível ignorar a necessidade de uma presença online robusta. Diversas estratégias de marketing digital podem ser utilizadas para ajudar esses empreendedores a expandirem seus negócios.

Ferramentas gratuitas como o Google Meu Negócio e o Things to do on Google são essenciais para otimizar a presença online. Mantendo os dados da empresa sempre atualizados e vinculados a essas plataformas, os empreendedores podem apresentar suas opções de passeios e atrações turísticas diretamente para quem busca seus serviços no Google. Além disso, utilizar as redes sociais como ferramenta de divulgação, colocando informações do dia a dia, dos passeios, visitantes recebidos e promoções.

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É importante observar que o marketing digital não deve competir com o marketing tradicional, pelo contrário, eles devem trabalhar de forma sinérgica. Parcerias com hotéis e pontos estratégicos da região, distribuição de panfletos em locais de passeio e a instalação de placas ou cartazes pela cidade são práticas que complementam o marketing digital, proporcionando uma abordagem integrada e abrangente.

Neste contexto, surge a mymento, uma plataforma desenvolvida para auxiliar esse universo de empreendedores, conectando estratégias de marketing digital com o setor de turismo. A inspiração para criar essa plataforma veio de uma experiência pessoal marcante: ao tentar levar meus pais para conhecer a Amazônia, deparei-me com a dificuldade de encontrar fontes seguras e locais confiáveis para reservar passeios. A partir desse desafio pessoal, surgiu o propósito: ajudar o setor de turismo a se digitalizar e crescer.

Com a mymento guias e pequenos empreendedores do ramo turístico podem criar um site profissional, promover seus passeios, aceitar diversas formas de pagamento e gerenciar reservas, tudo em um único lugar. Essa plataforma é uma demonstração clara de como a segurança digital pode ser priorizada, proporcionando uma experiência confiável tanto para os prestadores de serviços quanto para os viajantes.

Em um mundo cada vez mais conectado, é preciso estar na internet aproveitando todas as ferramentas disponíveis para crescer e prosperar. E sem esquecer do fundamental, o seu cliente, portanto esteja sempre disponível para conversar com eles, entender suas dores e principais dúvidas e sempre que possível surpreenda, neste setor todos os viajantes estão buscando uma experiência inesquecível.

Sobre a mymento

A mymento é uma empresa de tecnologia focada no setor de turismo no Brasil. Fundada em 2019, sua missão é de promover a transformação digital no setor, melhorando a experiência de viajantes e de empresários do segmento. O sistema já processou mais de 400.000 reservas de passeios turísticos desde o seu lançamento. Possui parcerias estratégicas com o Google, Focus NFe, e RocaSeguros – Seguro de Aventuras. Uma plataforma B2B que oferece soluções de vendas e reservas que simplificam processos no turismo receptivo e aumentam a eficiência da operação.

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Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

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