Recentemente, um levantamento realizado com a colaboração de grandes instituições financeiras, incluindo Santander, Empiricus, BTG, Genial, Ativa e EQI, apontou o TRX Real Estate FII (TRXF11) como o fundo de investimento imobiliário mais promissor para o mês de julho. Mas o que faz deste FII uma escolha tão atraente para os investidores atualmente?
O cenário econômico do Brasil tem sido marcado por incertezas. Apesar da alta de 15% do dólar e da queda de 7,66% do Ibovespa no primeiro semestre, especialistas veem uma janela de oportunidade para os FIIs, especialmente em um ambiente de juros elevados e incerteza fiscal.
Imagem: Internet.
Qual é o Impacto do Cenário Econômico Atual nos FIIs?
O mercado está passando por um período tumultuado, principalmente por conta das incertezas fiscais e da instabilidade política externa. Contudo, essa conjuntura de mercado parece beneficiar particularmente os fundos imobiliários de recebíveis, que tendem a performar bem quando os juros estão em dois dígitos, conforme as análises de várias corretoras.
TRX Real Estate FII e a Valorização no Longo Prazo
A Genial Investimentos destaca uma possível vantagem estratégica para o TRX Real Estate FII no longo prazo. A adoção de uma estratégia mista que considere as pressões inflacionárias do IPCA e o aumento das taxas de juros futuras pode resultar em ganhos tanto de capital quanto de recorrência de rendimentos. Assim, o FII é visto como uma aposta resiliente e potencialmente lucrativa mesmo frente a fatores econômicos desafiadores.
Segundo Anita Scal, sócia e diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo, os fundos de papel, como o TRX Real FII, estão bem posicionados para manter uma renda atraente devido às expectativas de uma inflação e taxa Selic mais altas. Ademais, os fundos de tijolo também mostram sinais positivos quanto à absorção de vacância e aos ajustes nas locações, configurando um cenário positivo para esses investimentos.
Com isso, emerge um panorama promissor para o investimento em FIIs como o TRX Real Estate. Em uma época de taxas de juros elevadas, a análise estratégica de ativos imobiliários se torna crucial, e o TRXF11 demonstra potencial tanto para a valorização do capital quanto para a geração de renda passiva, atraindo a atenção de investidores que buscam segurança e rentabilidade em suas carteiras.
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.