No mercado corporativo tudo precisa estar integrado e alinhado entre diversas áreas. Regras de compliance, preocupações com a marca, aspectos jurídicos, relações com investidores, especificações tecnológicas… São inúmeros os desafios para implementar melhorias, mesmo quando todos estão alinhados e de acordo com os benefícios e metas a serem alcançados.
Embora se fale sobre diversas novidades no campo de buscadores e técnicas de rankeamento na área de SEO, é preciso lembrar que o Google ainda é a aplicação com 97% do market share do mundo, respondendo pelo maior nível de conversões no e-commerce.
SEO no mundo do e-commerce
As práticas do SEO no mundo do e-commerce foram o assunto mais comentado do Search Experts, em função da importância que essa estratégia tem para o segmento. Ana Vrech, analista sênior de SEO e performance da Electrolux, trouxe elementos para a definição de um dos desafios das empresas: como construir indicadores de performance (KPIs) para demonstrar ganhos de SEO, e compartilhou a importância de traduzir termos técnicos para termos que todas as pessoas entendam, o que ajuda a construir uma cultura de SEO dentro da empresa e a ganhar visibilidade para o trabalho.
Da mesma forma, Aurélio Forbellone, especialista de SEO da Netshoes, apresentou um framework de priorização do backlog de implementação de SEO além de ressaltar a importância da integração com as áreas de conteúdo, relações públicas e tecnologia, para que ganhos relevantes de performance sejam registrados.
Ainda no e-commerce, Miriam Monaco, analista de SEO, e Murilo Oliveira, gerente de marketing digital da Integralmédica, ressaltaram a importância do conceito Your Money Is Your Life (YMYL) na área de saúde. Para eles, a atuação direta dos profissionais de saúde e nutrição na produção de conteúdo é considerada essencial.
Ferramentas ajudam SEO ter mais alcance
O uso de ferramentas disponíveis no mercado deve ser feito para que práticas de SEO tenham maior alcance e resultados é o que diz Gustavo Esteves, fundador e CEO da Métricas Boss, que utiliza o Google Analytics 4 para demonstrar resultados de SEO.
Rosana Amaral, gerente de Novos Projetos no Pedido Pago, indicou otimizar o carregamento escalonado de uma página para aumentar a taxa de conversão e ressaltou que o uso errado do Google Tag Manager (GTM) pode prejudicar muito os resultados de experiência em um site, e consequentemente, as vendas.
Leia também: Como utilizar o SEO para melhorar o alcance do seu programa de member get member
Foco em cases de sucesso
Mardem Reifison, gerente de SEO do Magazine Luiza, apresentou que os s cases de sucesso, realizados com as mais diversas estratégias de criação de conteúdo e implementação de SEO também ensinam muito, é o caso da migração do Blog da Lu que envolver técnicas de SEO desde o início do processo, ainda na etapa de wireframe, o que ajudou a definir fluxos, features e estrutura de navegação, garantindo um produto final de alta performance.
Além disso, no case da Black Friday, Mardem explicou como a Magalu alcançou a terceira posição na busca para o termo “black friday”: muito planejamento, com meses de antecedência; produção de conteúdo antecipada e redirecionamento temporário da home do site para o subdomínio de ofertas da Black Friday durante os dois dias de promoção.
Anderson Fagundes, diretor de CS da Web Estratégica, demonstrou como a otimização de fluxos de pesquisa e jornada de buscas do consumidor de medicamentos orientou a criação de conteúdos sobre medicamentos na rede de farmácias Panvel. A estratégia ajudou a empresa a ocupar as famosas “posições 0” no Google, gerando 1.500% de crescimento para a rede.
O case da Omie, apresentado por Daniel Rosa, diretor de crescimento, expôs como o uso da otimização da taxa de conversão (CRO, na sigla em inglês) e a integração de estratégias de mídia, SEO e conteúdo otimizaram a geração de leads e geraram aumento de 90% dos resultados ao serem executados em conjunto.
Por fim, Danilo Aquillas, consultor de CRM e digital da EDP Brasil, explicou que ao utilizar uma estratégia de conteúdo de ampla cobertura em paralelo a conteúdos de alta profundidade, a empresa aumentou em mais de 2.000% os leads gerados em um ano, em um trabalho que envolveu mais de 150 conteúdos.
Desafios de SEO no mundo corporativo
A complexidade de implementar com sucesso técnicas de SEO aumenta quando lidamos com grandes organizações em que profissionais devem estar preparados para manter a qualidade dos conteúdos, garantindo que cada peça reflita a marca e entregue valor para o cliente.
Outro ponto para ficar atento é a garantia de que todas as práticas de SEO estejam em conformidade com as leis locais, internacionais e políticas de privacidade, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), o que adiciona uma camada extra de complexidade, porque envolve outras áreas das empresas.
Nesta questão, também é preciso lembrar que SEO não é apenas sobre o departamento de marketing. É necessário engajar times de TI, branding, relações públicas, vendas, atendimento ao cliente, e as mais diversas pessoas presentes na empresa. Todos contribuem para um bom resultado e a falta de comunicação pode resultar em oportunidades perdidas e esforços desperdiçados.
*Rafael Rez é fundador e CMO da Web Estratégica
Leia também: Impactos do SEO para as empresas da área da saúde
!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);fbq(‘init’,’5047347665309602′);fbq(‘track’,’PageView’)
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.