Com dados sendo cada vez mais valiosos, empresas têm utilizado cada vez mais atribuição de um funil completo para ter uma visão detalhada da jornada do cliente
A tecnologia nunca avançou tão rapidamente quanto nas últimas décadas e certamente este processo continuará por muitos anos. Diante deste cenário em que tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data ganham cada vez mais espaço, empresas de todos os tamanhos enfrentam o desafio e a oportunidade de transformar quantidades consideráveis de dados em direcionamentos valiosos de negócios.
Com informações provenientes de diversas fontes, a capacidade de entender e influenciar o comportamento do cliente nunca foi tão acessível, e também complexa. A implementação de metodologias eficazes de análise e atribuição de dados é crucial, com a atribuição de funil completo desempenhando um papel importante nesta relação.
A atribuição de um funil completo oferece uma visão detalhada da jornada do cliente, considerando todos os pontos de contato e interações ao longo do caminho. Diferentemente dos modelos de atribuição de toque único, que podem dar crédito excessivo à primeira ou última interação, a atribuição de funil completo proporciona uma compreensão mais equilibrada e abrangente.
“Isso permite que os profissionais de marketing identifiquem quais canais e táticas são mais eficazes em cada estágio do funil de vendas, permitindo uma alocação de recursos mais estratégica e informada”, explica Pablo Lemos, CTO da NeoPerformance, agência referência especializada em marketing digital e diretor da NeoDash, sistema da NeoPerformance que oferece um conjunto abrangente de recursos, incluindo coleta de dados, modelagem, persistência e visualizações de dados.
Mesmo promissora, a implementação da atribuição de funil completo não está livre de desafios. A integração de dados de múltiplas fontes, que podem incluir plataformas de mídia social, campanhas de e-mail, análises de sites e interações offline, exige uma infraestrutura tecnológica robusta e flexível.
“Enfrentamos o desafio da precisão e integridade dos dados. Dados imprecisos ou incompletos podem levar a conclusões errôneas, tornando os procedimentos de limpeza e validação de dados cruciais para garantir insights confiáveis”, detalha Pablo.
Modelos diferentes de funil trazem variedade na visualização de vendas
Existem diversos modelos pertencentes a atribuição de funil completo, e modelos de atribuição como Linear, de Redução de Tempo, em Forma de U e Algorítmico são vitais, com cada um oferecendo uma perspectiva única sobre como as interações contribuem para o resultado final, que é a compra, assim ao mapear detalhadamente a jornada do cliente, desde o reconhecimento inicial até o envolvimento pós-compra, é possível identificar pontos críticos que ajudam a aprimorar estratégias de marketing para o futuro.
Esta visualização só é possível por meio da utilização de plataformas avançadas de análise de dados que facilitam a integração, processamento e visualização de grandes conjuntos de dados, com ferramentas que ajudam a transformar o complexo ambiente de dados em um ativo estratégico melhorando significativamente a tomada de decisões e o desempenho de marketing.
“A atribuição de funil completo não só otimiza os orçamentos de marketing, mas também melhora a experiência do cliente, oferecendo interações mais personalizadas e alinhadas às suas necessidades”, comenta o CTO da NeoPerformance.
A atribuição de funil completo representa uma mudança significativa na forma como as empresas abordam a análise de dados e a atribuição de marketing, promovendo uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente e uma otimização mais eficaz das estratégias de marketing, à medida que a análise encontra aplicação em vários setores, demonstrando sua versatilidade e eficácia. No comércio eletrônico, por exemplo, ela ajuda a identificar quais canais de marketing efetivamente influenciam as decisões de compra. Nas empresas SaaS e varejistas tradicionais, ela facilita a compreensão da influência de campanhas online e offline no comportamento de compra.
À medida que as tecnologias de análise de dados continuam a evoluir, esta abordagem provavelmente desempenhará um papel cada vez mais crucial no aproveitamento do potencial do Big Data e na melhoria do desempenho empresarial.
Sobre a NeoPerformance
A NeoPerformance é uma agência de marketing digital de destaque no cenário global, localizada estrategicamente no Brasil, México e Estados Unidos. Com uma abordagem que une a expertise em marketing digital e desenvolvimento de softwares para monitoramento de campanhas, a agência proporciona aos seus clientes acesso a soluções inovadoras criadas sob medida para atender um mercado cada vez mais diversificado e exigente. . Seu relacionamento próximo e colaborativo com canais de mídia permite à NeoPerformance explorar e testar ferramentas ainda não abertas ao grande público, garantindo que os clientes estejam sempre à frente beneficiando-se de tecnologias de ponta e práticas de marketing otimizadas. Com olhos voltados para a expansão internacional e uma filosofia integrada de tecnologia e marketing, a NeoPerformance está profundamente comprometida em entregar estratégias de marketing digital excepcionais e competitivas em uma escala verdadeiramente global.
Pablo Lemos é publicitário de formação, iniciou sua carreira como redator publicitário e se tornou um desenvolvedor autodidata. Unindo essas habilidades, ele criou e gerenciou softwares que modelam e analisam dados de publicidade, estabelecendo um centro de conhecimento entre profissionais de marketing, analistas de dados, anunciantes e desenvolvedores. Atualmente, ele atua como diretor do NeoDash e CTO na Neoperformance. Para saber mais sobre Pablo Lemos, acesse seu perfil no LinkedIn.
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.