4 fundos imobiliários aguardam o pagamento da Wework; prejuízo pode atingir 230 mil cotistas – Money Times

4 fundos imobiliários aguardam o pagamento da Wework; prejuízo pode atingir 230 mil cotistas – Money Times

wework - fundos imobiliários
A WeWork já foi notificada de forma formal quanto aos aluguéis devidos aos fundos imobiliários. (Imagem: divulgação)

Ao menos quatro fundos imobiliários enfrentam a inadimplência da Nós trabalhamos em seus imóveis. Com isso, cerca de 230 mil cotistas podem enfrentar prejuízos nos próximos meses.

No último dia 26, o Santander Renda de Aluguéis (SARE11) informou aos seus cotistas que não recebeu o aluguel referente ao mês de maio da empresa de coworking e, agora, os fundo Escritórios Vinci (VINO11), Torre Norte (TRNT11), Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11) e Valora Renda Imobiliária (VGRI11) também informaram o “calote” nos últimos dias.

Segundo informações do SARE11o impacto negativo, caso a inadimplência permaneça, será de aproximadamente R$ 0,05 por cota. Já o FII RCRB11 informou que o impacto para os seus cotistas será de R$ 0,11, uma vez que a WeWok representa 9,5% da receita.

O VGRI11, apesar de não ter informado o impacto nos dividendos dos cotistas, possui um dos principais prédios do coworking que está localizado na Avenida Paulista. Porém, a receita do aluguel do espaço representa 5,8% da sua receita. Para o VINO11 a inadimplência compromete 5% da receita do FII.

A Nós trabalhamos já foi notificada de forma formal quanto aos aluguéis devidos, segundo as próprias gestoras.

Vale lembrar que a companhia passa por um processo de reestruturação, após uma crise financeira impulsionada pela covid-19 que afastou os clientes das mais de 700 unidades espalhadas por 39 países.

Nos Estados Unidos, a pioneira do modelo de coworking chegou a realizar um pedido de proteção contra credores no Chapter 11 — equivalente a um pedido de recuperação judicial por aqui, no final do ano passado.

Não muito, WeWork LatAmque engloba as operações da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, chegou a informar na época que o pedido de recuperação judicial nos EUA não incluía ou afetava a operação no Brasil.

LEIA TAMBÉM  Como ficam os fundos imobiliários com a Selic alta por mais tempo? Entenda

A equipe do Money Times tentou contato com a WeWork do Brasil para comentar as recentes inadimplências, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.

[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp