Casa do Jovem promove workshop de marketing digital e empreendedorismo

Quinze pessoas participaram nesta quinta-feira (20) do workshop gratuito Luz, Câmera e Monetização – Empreendedorismo e Marketing Digital, promovido pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com o polo Unifecaf no município na Casa do Jovem – a sede da Subsecretaria da Juventude, localizada no Gopoúva.

“A ideia é reunir os jovens aqui para que tenham novas perspectivas e oportunidades para a vida. Eles estão integrados no meio digital e com o celular na mão e criatividade há uma infinidade de possibilidades para serem desenvolvidas, ganharem dinheiro e obter melhoria de vida”, disse o subsecretário da Juventude, Leandro Soares, cuja pasta integra a Secretaria de Direitos Humanos.

O workshop foi pensado para entregar conteúdo para que os alunos possam vislumbrar caminhos para empreender e gerar renda, segundo o gestor da Unifecaf no município, Rodrigo Gabriel da Silva. “A proposta é colocar o empreendedorismo na prática e colher os frutos das mídias digitais”, afirmou o docente.

De acordo com Silva, há 1,9 milhão de jovens brasileiros que se intitulam empreendedores. “Não existe apenas o mundo do emprego público e da CLT, mas há o caminho do empreendedorismo, que pode construir sonhos, tirar a pessoa do subemprego e encontrar soluções para os problemas a nossa volta”, relatou o palestrante.

Primeiros passos

Desde 2022 a estudante do 3º ano do ensino médio Melanie Chioma Bicudo Obodoeze, de 17 anos, faz brownies para vender e ajudar a família. Ela soube do workshop pela avó, que a avisou pelo WhatsApp. “Me inscrevi na oficina porque acho interessante trabalhar com as redes sociais. Comecei fazendo brownies simples e hoje faço o doce com vários acompanhamentos e recheios dentro de um copo, o Copo da Felicidade”, contou a adolescente de 17 anos. Ela vende a guloseima na escola e no condomínio em que mora no Itapegica.

LEIA TAMBÉM  Camila Renaux, durante o Jovem Digital, enfatizou a importância de ser conhecido no seu segmento

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Compartilhe:

Fale com a gente WhatsApp