Jovem empresário negro bebendo café enquanto trabalhava até tarde em um computador no escritório

Conheça os novos trabalhadores da era digital – Jovem Pan

Social media, home office, jornalista, publicitário, jovem trabalhador, mercado de trabalho, empreendedor, internet

Não Dia do Trabalhadorcelebramos as transformações no mercado de trabalhoespecialmente aquelas impulsionadas pela era digital. Hoje, mais do que nunca, o perfil do trabalhador moderno deve incluir adaptabilidade, competência digital e uma constante disposição para aprender e inovar. Essas habilidades são essenciais para navegar nas mudanças rápidas e frequentes características da atual época. Um exemplo emblemático da evolução das profissões é o papel do Data Protection Officer (DPO). Essa função ganhou destaque global com a implementação de regulamentações de proteção de dadoscomo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa. No Brasil, a necessidade de DPOs foi solidificada com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), demonstrando a importância da governança de dados nas operações empresariais modernas.

Os especialistas em marketing digital também estão ganhando destaque no mercado on-line, que se tornou ainda maior após a pandemia, quando grande parte da população migrou para o comércio remoto. Em 2023, o site ALURA apontou uma pesquisa realizada pelo LinkedIn: houve o crescimento de 74% nas contratações de social medias. É um profissional constrói a estratégia e gerencia a presença de marcas nas redes sociaiscriando conteúdos e analisando métricas de avanço. “É um mercado muito promissor, as empresas já tem a consciência de que a internet é a avenida mais movimentada do mundo e quem não está nessa avenida está com o negócio fadado ao fracasso. Além disso, panfletar nas redes sociais já não é tido como solução para se posicionar através das redes sociais, é necessário ser estratégico, criar conteúdos quem vão comunicar de forma assertiva com a audiência. Ser humano e principalmente criativo. Hoje vemos perfis de empresas gigantes como NetflixStone, Globo Play, Duolingo e muitas outras que tem um posicionamento diferenciado e interações criativas que as colocam em lugar de destaque”, pontua Michel Souzaformado em marketing e especializado em social media.

LEIA TAMBÉM  Instagram se destaca nas vendas das empresas para o Dia das Mães

Outro profissional requisitado na era do marketing digital é o gestor de tráfego, que é especialista em otimizar e direcionar o fluxo de usuários na internet para aumentar a visibilidade e eficácia de campanhas online, utilizando ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, e SEO (Search Engine Optimization). Este profissional planeja e executa campanhas que direcionam usuários-alvo para sites ou plataformas desejadas. O objetivo é otimizar o investimento em publicidade para alcançar os melhores resultados, seja em termos de vendas, leads ou visibilidade da marca. Segundo o site Mundo do Marketing, uma pesquisa da Hub Spot com profissionais de marketing apontou o crescimento de 20% em 2020 e 2021 para o serviço de gestão de tráfego devido ao maior fluxo online de consumidores.

Para Thiago Rosabacharel em direito e gestor de tráfego, a profissão de gestor de tráfego vai além de apenas impulsionar uma campanha e analisar métricas pagas, mas, sim, na participação do desenvolvimento da estratégia de marketing digital, visando o mapeamento correto do público-alvo, no trackeamento deste público através de seu comportamento online e na otimização da campanha para que ela alcance as metas propostas. O portal Observatório da Indústria demonstra 12 áreas que ganharam destaque em 2022entre elas a de gestão de mídias sociais, engenheiro de software e especialista em inteligência artificial, além do programador e analista de cibersegurança.

O site Olhar Digital, citou um relatório divulgado pela Corporação Internacional de Dados (IDC) sobre o panorama do setor de tecnologia da informação (TI) para 2024, a indústria brasileira tem previsão de crescimento de 12%enquanto, nos Estados Unidos, esse crescimento está estimado em 9% para este ano. Além disso, destacou sete profissões na área de tecnologia que estão em expansão, dentre elas: éegurança da informação, desenvolvimento de software, eunteligência artificial e aprendizado de máquina. O crescimento do digital também está em uma crescente muito interessante entre os advogados, em dezembro de 2023 o site Análise fez uma pesquisa com profissionais do direito e o direito digital segue como a área mais promissora na visão dos executivos jurídicos entrevistados na pesquisa que embasa o anuário análise advocacia 2023/2024. Quase metade deles (49%) acredita que esse ramo é o que mais trará oportunidades de negócios para 2024.

LEIA TAMBÉM  Artigo - O marketing para além das redes sociais

“Essa pesquisa destaca algo que sentimos no dia a dia: o digital está cada vez mais entrelaçado com nossas vidas, e isso se reflete na prática jurídica. Não é surpreendente que tantos executivos jurídicos vejam o direito digital como o campo mais promissor. Estamos navegando em um mundo onde as fronteiras entre o físico e o digital se tornam cada vez mais difusas, e isso cria novas oportunidades e desafios para os profissionais da área”, salienta Anderson Andrade, advogado, membro da APDADOS/PR e integrante do Privacy Café. Para os estudantes do ensino superior que desejam se preparar para estas e outras profissões digitais emergentes, a participação em uma comunidade focada no desenvolvimento de habilidades relevantes é crucial. Essas comunidades oferecem não apenas conhecimento técnico, mas também insights práticos sobre tendências de mercado, networking e oportunidades de carreira no cenário digital atual. Uma grande iniciativa promovida pela APDADOS (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados) foi a criação do Comitê Startech, que oferece para estudantes universitários uma imersão em áreas muito relevantes no mercado de trabalho.

Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.

 

Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?

Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.

Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.

Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:

  1. Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
  2. Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
  3. Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.

Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp