O Senac Minas prepara uma ação de pré-lançamento do Programa Senac Moda durante a 31ª edição do Minas Trend. O Programa Senac Moda irá oferecer uma jornada completa de aprendizado ao setor, abordando temas como design, costura, modelagem, produção, gestão de negócios e tendências. Com trilhas formativas que atendem tanto profissionais experientes quanto entusiastas da moda, o programa abrange a compreensão do novo cenário mercadológico, incluindo ferramentas digitais mais atualizadas.
De acordo com a especialista em Moda do Senac, Adriana Maciel Almeida, o programa proporcionará uma visão ampla das diversas carreiras disponíveis na moda, perpassando pelas habilidades tradicionais de costura, modelagem, desenvolvimento de coleções, produção de moda, consultoria de imagem, marketing digital e cursos com tecnologia 4.0. Vale destacar que as inscrições serão abertas em junho, logo após o lançamento oficial do programa.
Conheça o Programa
No Itinerário Formativo os cursos serão ofertados preferencialmente através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho ou atuam no segmento da moda, como estilistas, modelistas, costureiros, empreendedores de negócios de moda, estudantes universitários que desejam se aperfeiçoar nesse mercado, com renda per capita de até 2 salários mínimos. Serão ofertados 18 cursos que abrangem desde habilidades tradicionais de costura e modelagem até práticas avançadas de marketing digital e produção de moda. Confira alguns dos cursos: modelagem tridimensional feminino; costureiro; básico de costura e acabamento; coolthunting: pesquisa e análise de tendências de consumo; desenvolvimento de coleção: do mercado a coleção; criação de coleção em audaces; modelista; modelagem computadorizada em audaces; consultoria de imagem e estilo; personal stylist; análise de coloração pessoal; técnico em produção de Moda; fashion Marketing Digital, entre outros. A carga horária pode variar entre 15 e 800 horas e haverá entrega de certificação.
Já a Trilha Varejo da Moda será ofertada pelo Senac+ e terá como público-alvo empresas do comércio de bens e serviços que atuam no setor da moda e que desejam capacitar seus colaboradores para se manterem atualizados com as tendências e demandas do mercado. Os cursos, também gratuitos, são: Moda 4.0: inovação e relacionamento estratégico; qualidade no atendimento ao cliente; estratégia de vendas; ferramentas de MKT digital; moda e-commerce; formação de preço de venda; personal stylist e fotografia digital. A carga horária pode variar entre 15 e 48 horas também com entrega de certificação. A entidade possui infraestrutura de qualidade e um laboratório especializado, além de um programa que prepara os alunos para atuarem, de forma competitiva e inovadora, no mercado de trabalho.
Minas Trend e Senac
Cerca de 120 marcas de diferentes segmentos da moda – vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear e moda praia – têm presença confirmada no salão de exposições do 31º Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Dessas, um total de 50 grifes são estreantes, vindas de diferentes regiões do país, selecionadas a partir de critérios como conceito de moda, design e qualidade das matérias-primas. Realizado entre 16 e 18 de abril no Minascentro, em Belo Horizonte. Durante o evento, o Senac terá um espaço de experiência, com oficina de customização de bolsas, análise de contraste e massagem.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Foto: Divulgação/FIEMG
Qual é o caminho da liberdade para a independência financeira?
Uma vez que você se entende como financeiramente livre, é hora de pensar no seu caminho até a independência financeira.
Inicialmente, é preciso compreender que esse percurso está diretamente ligado ao seu perfil de investidor.
Ao estabelecer uma rotina de aportes constantes em bons investimentos visando, no futuro, a renda passiva, a sua jornada de investidor consistirá em três fases principais:
- Fase de acumulação: nesse momento, suas reservas são pequenas ou inexistentes. Aqui, o intuito é acumular recursos. Normalmente, nessa fase, os investidores, ainda jovens, devem buscar a diversificação e têm maior tolerância ao risco e seus investimentos, mesmo que visem o longo prazo.
- Fase da multiplicação: com algum bom volume de patrimônio acumulado, o investidor está no momento de multiplicá-lo para ganhar corpo ao mesmo tempo em que pensa em estratégias de como preservar o que foi guardado até então.
- Fase da preservação e fruição: com o objetivo estabelecido para a renda passiva alcançado, é hora de o investidor trabalhar exclusivamente nas formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e portfólio de investimentos.
Para terminar, veja uma ótima dica que vai ter ajudar a compreender melhor sobre conquistar a sua liberdade financeira.